Site icon Voz de Cambra

Secretária de Estado da Administração Interna presidiu a cerimónia militar em Vale de Cambra 

A Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto presidiu à cerimónia das comemorações do XIV aniversário do Comando Territorial de Aveiro, da Guarda Nacional Republicana (GNR), que decorreu, esta quinta-feira, na Praça Álvaro Pinho da Costa Leite, em Vale de Cambra.

A Secretária de Estado da Administração Interna, esteve acompanhada pelo presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, na cerimónia que serviu para comemorar a abertura do Dia da Unidade e o 14° aniversário do Comando Territorial de Aveiro. 

A cerimónia contou ainda com condecorações a militares e civis da Unidade e foram homenageados os militares já falecidos.

Para além da Integração do Estandarte Nacional, houve ainda um Desfile das Forças em Parada e a entrega oficial de uma viatura, pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, ao Destacamento Territorial de Oliveira de Azeméis, do qual faz parte o Posto Territorial de Vale de Cambra. 

O comandante do Comando Territorial de Aveiro da GNR, tenente-coronel João Fernandes, tomou a palavra para enaltecer o dia 10 de novembro de 1917, data em que foi autorizada a criação, na cidade de Aveiro, da então 2ª companhia do batalhão nº 4 da Guarda Nacional Republicana, cuja tradição e memória histórica é legatário o atual Comando Territorial de Aveiro, que comemorou, esta quinta-feira, o seu XIV aniversário com a atual designação.

O Comandante aproveitou ainda a presença de Isabel Oneto para alertar para a necessária intervenção dos postos territoriais da GNR do distrito de Aveiro. 

Esta Unidade está em Vale de Cambra desde o dia 4 de novembro, com atividades que se estendem até dia 14 de novembro. 

Para além desta cerimónia, a GNR fez uma demonstração de meios da GNR na Praça de São Pedro de Castelões e  participou no Trail e Caminhada Solidários, inseridos na Feira da Castanha; organizou um Concerto da Banda Sinfónica da GNR; fez uma Exposição de Meios da GNR, nas Escolas Secundária e EB 2/3 de Dairas e, terá ainda patente ao público, a Exposição “O que é para ti a GNR?” na Avenida Infante D. Henrique; Paços do Concelho e Pavilhão Municipal. Uma iniciativa direcionada para as Escolas do 1.º Ciclo, até 14 de novembro. 

Em declarações ao Voz de Cambra, o Comando Territorial de Aveiro disse que esta era uma forma de “dar maior distinção” às comemorações do Dia da Unidade. 

“O conjunto de iniciativas tem como objetivo aproximar a instituição à comunidade e instituições, permitindo à população local conhecer as diversas valências e capacidades com a solenidade e o brilhantismo que a tradição impõe e, com o objetivo de reforçar os laços com a comunidade de Vale de Cambra, fazendo jus ao lema da GNR “Uma força Humana, próxima e de confiança”, refere a GNR.

Partilhar
Exit mobile version