Site icon Voz de Cambra

Câmara de Vale de Cambra recebe selo de qualidade da água para consumo humano

A Câmara Municipal de Vale de Cambra recebeu, pela primeira vez, o “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, um galardão atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), entregue no encerramento da 17.ª Expo Conferência da Água que decorreu em Lisboa, a 22 de novembro.

“A atribuição deste prémio atribuído à Câmara Municipal de Vale de Cambra distingue assim, o Serviço de Águas de Vale de Cambra e todo um trabalho que temos vindo a desenvolver e que cumpre os requisitos definidos pelo regulador (ERSAR) na prestação de um serviço de qualidade aos consumidores, aos valecambrenses. Considerando o critério da entidade fiscalizadora pode afirmar-se que o Município tem uma água de excelente qualidade”, referiu o presidente da Câmara Municipal, José Pinheiro sobre o prémio, que recebeu na cerimónia que distinguiu as entidades gestoras que no ano de 2021 se destacaram pelo seu bom desempenho, através dos Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos 2022.

De acordo com os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), o Município de Vale de Cambra, tem vindo a aumentar, ano após ano a qualidade da água fornecida. Se, em 2013, os indicadores apontavam 89,93% de água segura, já em 2014 os valores ascenderam aos 98,35%; em 2015 aos 99,14%; situando-se nos 98% nos ano de 2016. O ano de 2017 consolida a qualidade da água para consumo em Vale de Cambra nos 99,50%; 2018 nos 98,21 e em 2019 e 2020 entre os 98% e os 99,49%, respetivamente. O objetivo, situando-se atualmente nos 99,7% é chegar aos 100% de água segura no sistema de abastecimento de água no Município.

A atribuição desta distinção visa premiar a excelência da água, ao mesmo tempo que evidencia o sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores pelo Município de Vale de Cambra, no ano de 2021. 

Esta é uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), realizada em parceria com o jornal Água & Ambiente, e que conta com um júri constituído por várias entidades representativas do setor, tais como: tais como: a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos, a APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

Partilhar
Exit mobile version