Site icon Voz de Cambra

Associação Cívica Alberto Bastos perpetua vida e obra do cidadão e artista 

Homenagem póstuma ao indivíduo, ao cidadão e ao artista Alberto Bastos será feita durante todo o ano de 2023, através da recentemente criada “Associação Cívica Alberto Bastos”. A apresentação pública decorreu esta sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra. 

A ideia partiu daqueles que, com ele, partilharam a liberdade e autenticidade criativas, com o objetivo de perpetuar a memória viva do homem, poeta, ator e cidadão Alberto Bastos. 

A apresentação pública da “Associação Cívica Alberto Bastos”, foi feita esta sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra e contou com a parceria da Autarquia valecambrense. 

O evento foi presidido pelos órgãos sociais da Associação, o presidente da direção, Adriano Castro, o presidente da Assembleia geral, Rodrigo Silva, acompanhados pelo presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro.  

A Associação – sem fins lucrativos e com sede em S. Pedro de Castelões, freguesia de onde era natural Alberto Bastos – pretende dar continuidade à sua obra, nos planos cultural, social, cívico e desportivo e promover, nas gerações mais novas, o sentido de envolvimento e a sua intervenção na vida comunitária. 

Durante o ano de 2023, a Associação, em parceria com o Município, vai organizar eventos culturais e desportivos, tais como: um Prémio Literário, um Prémio de Atletismo e, ainda o Festival de Teatro ENTRAI. 

A coletividade irá doar todo o espólio à Câmara Municipal de Vale de Cambra. 


Alberto Bastos faleceu no dia 1 de janeiro de 2022. Tinha 74 anos, mais de 50 dedicados à escrita e ao teatro, onde representou mais de 200 papeis diferentes.

Contava mais de meio século de carreira, com um percurso marcado por várias atuações no teatro, mas também era reconhecido pela sua veia humorística fora dos palcos. 

De carreira multifacetada, o artista destacou-se com diversos papeis no teatro, como ator e encenador, mas também na escrita, tendo publicado diversos trabalhos em jornais, boletins e revistas. 

Partilhar
Exit mobile version