Site icon Voz de Cambra

Associações de Felgueira e Paraduça reconhecidas como parceiras do Turismo Sustentável 

Projeto é cofinanciado pelo Norte 2020, no âmbito da Ação 6 – Turismo Sustentável, do projeto-âncora “Valorização, dinamização e promoção turística da região”.

A Associação de Desenvolvimento Turístico e Promoção Cultural de Paraduça (ADTPCP)e a Associação Desportiva e Cultural de Felgueira (ADCF) foram reconhecidas como parcerias da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS). 

A cerimónia, que decorreu no salão nobre da Câmara de Castelo de Paiva, estava inserida no seminário “Cycling and Walking, Parcerias para a Sustentabilidade”, onde teve lugar a cerimónia de entrega de certificados Charter Partner CETS, a 15 empresas/entidades do território Montanhas Mágicas.

Em representação das duas associações da freguesia de Arões, estiveram os presidentes Sérgio Ferreira da Associação de Paraduça e José Ferreira, da Associação da Felgueira, acompanhados da vereadora da Cultura da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas. 

O reconhecimento vem distinguir o trabalho realizado pelas associações valecambrenses, através de atividades que valorizam, dinamizam e promovem o turismo da região.

O processo de reconhecimento dos empresários e entidades dos municípios das Montanhas Mágicas, pertencentes à NUT II Norte, é cofinanciado pelo Norte 2020 , no âmbito da Ação 6 – Turismo Sustentável, do projeto-âncora “Valorização, dinamização e promoção turística da região”, integrado na EEC PROVERE “Turismo para Todos”, com os parceiros: CIM do Tâmega e Sousa, Rota do Romântico, AMDT – Associação de Municípios do Douro e Tâmega, Ader-Sousa e Dolmen.

Nesta primeira edição de candidaturas à Fase II da CETS foi privilegiada a montagem de uma oferta de BTT, associada à Grande Travessia das Montanhas Mágicas, projeto recentemente implementado pela ADRIMAG e parceiros institucionais, financiado pelo Turismo de Portugal.

O processo teve início em dezembro de 2021 e desenvolveu-se ao longo de um ano, após a submissão das candidaturas a concurso, com o apoio técnico da Ponto Natura e da ADRIMAG, culminando na cerimónia de entrega dos certificados.

O evento, promovido pela ADRIMAG, contou com as presenças do vogal executivo da Comissão Diretiva do Norte2020, Humberto Cerqueira, da presidente da Direção da ADRIMAG, Margarida Belém, e do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha e teve como oradores João Portugal, do Turismo de Portugal, Sónia Almeida, administradora delegada da ADERE Peneda Gerês, Isabel Sousa da Explore Iberia e Carminda Gonçalves da ADRIMAG/ Montanhas Mágicas.

A sessão foi encerrada pelo valecambrense e coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho.

Empresas e entidades reconhecidas:

Emotions & Balance – Animação e Gestão Turística; Vougaldeias – Empreendimentos Turísticos; Adep Adeppaiva; Clube do Paiva; Rio Moment’s; Villa de Paçô; ADCF – Associação Desportiva e Cultural da Felgueira; Casa Benfica Castro Daire; Casa do Arco; Cimo da Vinha – Nature Spot; Associação Paraduça – Associação de Desenvolvimento Turístico e Promoção Cultural de Paraduça; Restaurante Tipico Do Mezio; Desafios – desporto e aventura; Restaurante Recanto dos Carvalhos; Hotel S. Pedro – Arouca.

Partilhar
Exit mobile version