Site icon Voz de Cambra

63.º aniversário: Bombeiros de Vale de Cambra condecoram Câmara Municipal pelo apoio prestado nos últimos anos

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Vale de Cambra condecorou a Câmara Municipal de Vale de Cambra, pelo apoio prestado ao longo dos últimos anos. A cerimónia decorreu este domingo, no contexto do 63º aniversário dos “soldados da paz”. 

Na pessoa do presidente da Câmara de Vale de Cambra José Pinheiro, a Autarquia valecambrense foi distinguida pelos bombeiros locais, com um crachá de mérito e cidadania da Liga dos Bombeiros Portugueses. 

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vale de Cambra, Miguel Aguiar Soares realçou o reconhecimento pelo apoio prestado desta entidade ao longo dos últimos anos. 

O comandante da corporação dos Bombeiros, salientou ainda a dedicação  do autarca a esta causa. 

“Reconhecemos todo o apoio prestado ao longo dos últimos anos, na verdade tem sido um parceiro ímpar na vida desta Associação, obrigada”, referiu Victor Machado, na cerimónia que decorreu no Quartel Operacional dos Bombeiros, durante as comemorações do 63º aniversário da Associação. 

O comandante aproveitou a oportunidade para lançar um desafio a José Pinheiro, no sentido de estabelecer um protocolo plurianual de cooperação com os bombeiros. 

“Como sabe, temos vivido tempos difíceis, onde o planeamento se faz com um possível apoio e gostaríamos de ver concretizado de uma forma concreta este apoio em função dos riscos e vulnerabilidades da nossa atividade. E que o mesmo seja benéfico para a resposta e socorro à nossa população. Sei bem de todo o esforço e apoio que tem dado aos seus bombeiros, e estou grato por todo esse apoio”, reforçou o comandante. 

O presidente da Câmara de Vale de Cambra, respondeu ao desafio lançado por Victor Machado e, admitiu analisar a proposta e até sugeriu fazer uma fusão de protocolos, num contrato de programa que possa servir o interesse e a segurança do Município. José Pinheiro aproveitou ainda para felicitar a Associação pelos 63 anos de vida e homenagear a todos os que, “de forma abnegada se entregam ao seu próximo”. 

Presente nesta cerimónia, esteve também o presidente da Assembleia Municipal de Vale de Cambra, Miguel Paiva, que deixou uma mensagem de reconhecimento pelo “trabalho meritório que os bombeiros têm tido durante 63 anos, na comunidade”. 

“Num tempo em que a crise afeta famílias e empresas, os Bombeiros Voluntários afirmam-se e estão sempre presentes no socorro”, afirmou. 

A cerimónia serviu ainda para inaugurar a futura ABSC 04, um novo veículo de âmbito pré-hospitalar, oferecido pelos empresários valecambrenses, Armindo Pinho e António Jorge Pinho, que concluíram assim o projeto de renovação da frota pré-hospitalar desta Associação. 

“Este é um projeto iniciado em finais de 2018, que em quatro anos se traduziu em quatro novos veículos de âmbito pré hospitalar, num total de cerca de 260.000mil euros. Importa referir que este investimento só foi possível com a ajuda financeira da comunidade empresarial, gostaria de uma vez mais agradecer a um dos impulsionadores deste projeto, o Sr. António Moreira”, sublinhou Victor Machado. 

Para agradecer a todos quantos contribuíram para este projeto no ano de 2022, a Associação Humanitária condecorou entidades com medalha de serviços distintos da Liga dos Bombeiros Portugueses: Polisport, Bel Portugal, Inoxcom, Leirinox, MJ Amaral, Reclacambra e Uniagri.

Nesta cerimónia foram ainda homenageados, Ernesto Matos Gomes pela sua dedicação a esta Associação ao longo de vários anos e foram atribuídas medalhas de mérito a Saul Lima e António, pelo apoio prestado ao longo dos anos de uma forma gratuita. 

Em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, esteve Luís Elias, que aproveitou para abordar o tema da sustentabilidade das associações humanitárias. 

“Sem sustentabilidade, pode estar em causa a proteção do socorro. Há um subfinanciamento crónico das Associações que é notório. 

O comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto (AMP), Albano Teixeira, presidiu à cerimónia, uma vez que, a partir deste ano, o comando passar a responder ao comando sub-regional de emergência e proteção civil  da AMP, uma lei que já entrou em vigor em 2019 e que terminou com 18 CDOS e criou 23 comandos sub-regionais. Albano Teixeira prometeu dar todo o apoio que esta Associação necessitar no desenvolvimento das suas tarefas. 

Partilhar
Exit mobile version