Site icon Voz de Cambra

Sala cheia na apresentação do livro da autoria de Alberto Bastos

“Volfrâmio: Suor o deu, miséria o levou” e “Diáspora Cambrense” dão título ao livro, da autoria de Alberto Bastos, editado pela recentemente criada Associação Cívica Alberto Bastos foi apresentado este sábado, dia 7 de janeiro e encheu a sala da Biblioteca Municipal de Vale de Cambra. 

Um livro que percorre décadas de estudo de Alberto Bastos, que retratou a história do Volfrâmio, com impacto em Vale de Cambra, mas sobretudo no concelho vizinho de Arouca, e a Diáspora Cambrense, que conta a vida dos valecambrenses emigrantes, espalhados um pouco por todo o mundo, dando o exemplo da história do seu pai, que também foi emigrante.  

Este foi o primeiro evento em homenagem póstuma ao indivíduo, ao cidadão e ao artista Alberto Bastos, explicou a Associação Cívica Alberto Bastos (ACAB), criada e apresentada em dezembro deste ano e que conta com a parceria da Câmara de Vale de Cambra, na organização deste e de outros eventos que vão decorrer ao longo deste ano. 

A cerimónia contou com momentos de música e uma peça de teatro sobre o Volfrâmio, em homenagem ao ator, encenador, poeta e escritor Alberto Bastos. 

O evento foi presidido pelo presidente da direção da ACAB, Adriano Castro e presidente da assembleia geral, Rodrigo Silva e pelos intervenientes da obra, o médico, artista e escritor valecambrense, Adão Cruz e ainda o professor Júlio Marques, um colega de escola de Alberto Bastos, que veio do Sabugal para recordar como conheceu o ator.   

Adriano Castro aproveitou para lembrar que esta Associação pretende – para além de homenagear Alberto Bastos – ser um incentivo às gerações mais novas, para que estas tenham uma “maior intervenção na vida comunitária”.  

Presente, esteve também o presidente da Câmara de Vale de Cambra, como entidade parceira deste evento, que lembrou Alberto Bastos como uma das pessoas que mais contribuiu para a cultura e o desporto em Vale de Cambra. 

Baseado num dos temas do livro “Diáspora Cambrense”, José Pinheiro lembrou também todos aqueles que partiram para o estrangeiro e os que regressam às origens, como é o caso do valecambrense que também ali marcou presença, Alcides Martins, emigrante no Brasil, ocupando lugares de destaque, como a Procuradoria Geral da Republica do Brasil, entre muitos outros cargos. 

Na plateia estava a esposa, família e amigos de Alberto Bastos, que também quiseram prestar homenagem através do livro editado. 

Alberto Bastos faleceu no dia 1 de janeiro de 2022. Tinha 74 anos, mais de 50 dedicados à escrita e ao teatro, onde representou mais de 200 papeis diferentes.

Durante o ano de 2023, a Associação, em parceria com o Município, vai organizar eventos culturais e desportivos, tais como: um Prémio Literário, um Prémio de Atletismo e, ainda o Festival de Teatro ENTRAI Alberto Bastos. 

Partilhar
Exit mobile version