Site icon Voz de Cambra

Futuro da Linha do Vouga em debate no Europarque no dia 2 de fevereiro

A Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) vai promover uma conferência para debater o tema “A Linha do Vale do Vouga – Que Futuro?”. A iniciativa vai decorrer no Europarque, no dia 2 de fevereiro, a partir das 17h15. 

“Estudo de Requalificação Urbana da Linha do Vouga”, “O Papel da LVV na mobilidade desta sub-região”, “Opções para a reabilitação da Linha do Vouga e plano para concretização”, e “A Linha do Vouga no Plano Ferroviário Nacional” são os temas que vão ser debatidos e refletidos por vários especialistas que vão fazer parte do encontro

Centrada na linha do Vouga, a conferência, é promovida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, da qual o município de Vale de Cambra faz parte integrante há três décadas e é, atualmente, liderada por José Pinheiro, presidente da Câmara de Cambra. 

O objetivo passa por refletir sobre o futuro desta linha centenária no quadro da melhoria da acessibilidade dos municípios que integram a AMTSM e da consolidação dos aglomerados urbanos e da coesão territorial e reforço da competitividade.

O evento inicia às 17h30, com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa. O tema que abrirá esta conferência é “O estudo da requalificação urbana da linha do Vouga”, a cargo de Pedro Meda, do Instituto da Conservação, seguindo-se “O papel da linha do Vouga na mobilidade desta sub-região”, abordado por Alberto Aroso, especialista em transportes e vias de comunicação. Nuno Freitas, ex-presidente da CP e especialista em transportes e vias de comunicação, falará das “Opções para a reabilitação da linha do Vouga e plano para concretização”. O diretor de Departamento de Tráfego e Mobilidade das Infraestruturas de Portugal, Paulo Melo, falará sobre “A Linha do Vouga no Plano Ferroviário Nacional”. O encerramento dos trabalhos será feito pelo presidente do conselho diretivo da AMTSM, José Pinheiro.

A entrada é gratuita, mas com inscrição obrigatória até ao dia 30 de janeiro, através do email: geral@amtsm.pt ou do telefone 256830020.


Programa: 

17h15 |   Receção dos participantes
17h30 |   Boas vindas e breve enquadramento. Emídio de Sousa, presidente da câmara municipal de Santa Maria da Feira
17h40 |  “Estudo da Requalificação Urbana da Linha do Vouga”. Pedro Meda, Instituto da Construção
18h00 |  “O papel da LVV na mobilidade desta sub-região”. Alberto Aroso, especialista em Transportes e Vias de Comunicação
18h15 |   “Opções para reabilitação da Linha do Vouga e plano para concretização”. Nuno Freitas, ex-presidente da CP e especialista em Transportes e Vias de Comunicação
18h30 |  A Linha do Vouga no Plano Ferroviário Nacional. Paulo Melo, diretor de Departamento de Tráfego e Mobilidade das Infraestruturas de Portugal
18h45 |   Debate
19h10 |   Encerramento. José Pinheiro, presidente do Conselho Diretivo da AMTSM

Linha do Vouga 

Esta é mais uma iniciativa que serve para “chamar à atenção para a urgência de colocar esta linha a funcionar na perfeição e contribuir, assim, para uma melhor mobilidade no sul da Área Metropolitana do Porto”, referiu o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, na qualidade de presidente do conselho diretivo AMTSM, em julho de 2022, aquando da exposição “À volta do vale das voltas”, que decorreu na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra. 

Recorde-se que o trajeto da Linha do Vouga entrou ao serviço em 1908 e marcou o início do século XX na região, quer do ponto de vista social quer económico. Recentemente, a CP – Comboios de Portugal pôs o Vouguinha – Comboio Histórico do Vouga novamente a circular na única linha de via estreita que sobra em Portugal. A viagem realiza-se anualmente entre os meses de junho e outubro.


Associação de Municípios das Terras de Santa Maria

O agrupamento de municípios da sub-região está localizado a norte do distrito de Aveiro e abrange os concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra e Espinho. Os seis concelhos estão situados no Centro Noroeste de Portugal e limitados pelo rio Douro, a norte, e o rio Vouga, a sul.

Partilhar
Exit mobile version