Site icon Voz de Cambra

Associação Nacional de Assembleias Municipais em diálogo em Vale de Cambra

No âmbito da iniciativa da “ANAM em diálogo”, projeto de proximidade, lançado em 2018, a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), deslocou-se na última sexta-feira a Vale de Cambra, para um encontro de eleitos de vários municípios do distrito de Aveiro.

O projeto de proximidade foi lançado em 2018 e pretende “cimentar as ligações com os vários municípios, bem como reforçar e valorizar o papel das Assembleias Municipais”, explicou o presidente da Assembleia Municipal de Vale de Cambra, Miguel Paiva, que também é vice-presidente do conselho fiscal da ANAM.

Os atuais desafios colocados às Assembleias Municipais, assim como outras matérias relacionadas com a organização deste órgão, foram questões que estiveram em discussão na sessão “ANAM em diálogo”, na reunião que decorreu nos Paços do Concelho de Vale de Cambra. 

A Assembleia Municipal de Vale de Cambra integra os órgãos sociais da ANAM desde abril de 2018 e Miguel Paiva lembrou ao Voz de Cambra que esta inclusão se tem revelado um sucesso para aproximar este órgão deliberativo às populações. 

“Considero que os órgãos da Assembleia Municipal de Vale de Cambra  também reconhecem o trabalho desenvolvido pela Associação em prol do seu funcionamento, nomeadamente na formação, no apoio aos pareceres jurídicos, podendo assim prestar um melhor serviço à comunidade”, revelou.  

Miguel Paiva declarou ainda que esta reunião serviu também para vincar a particularidade de Vale de Cambra fazer parte da Área Metropolitana do Porto e estar inserida no distrito de Aveiro. 

“Temos um papel privilegiado de articulação com as duas entidades e podemos criar canais que beneficiem todos”, sublinhou. 

A iniciativa “ANAM em Diálogo” contou com a presença de Pedro Silveira, autor do livro “Governo de Portugal”, uma obra que, segundo o autor “sinaliza alguns problemas do executivo português à luz do papel dos governantes e dos governados. Porque, na verdade, um governo eficaz e responsivo necessita de cidadãos interventivos, logo, bem esclarecidos sobre o que significa governar”.

A Associação, que reúne já mais de 200 associados, realizou 25 sessões da “ANAM em Diálogo” e tem percorrido a totalidade dos distritos e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, bem como as cinco CCDR´s. 

Vale de Cambra foi o concelho escolhido para representar os eleitos dos vários municípios de Aveiro que integram a ANAM. Na reunião estiveram presentes eleitos de vários municípios do distrito de Aveiro. 

Partilhar
Exit mobile version