Site icon Voz de Cambra

Paróquias de Codal e Vila Chã querem levar grupo de jovens à Jornada Mundial da Juventude em Lisboa

As Paróquias de Codal e Vila Chã querem levar um grupo de jovens destas comunidades ao encontro com o Papa, em agosto de 2023. Mas, para isso, precisa de angariar verba necessária para a viagem a Lisboa. 

Para a conseguir vão realizar um Baile de Carnaval e um Concurso de Máscaras, que terá lugar no salão nobre do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, no dia 18 de fevereiro. A iniciativa, conta com a animação de Nuno Simões e os bilhetes estão já disponíveis no Cartório Paroquial e no Supermercado “O Lages”, em Vale de Cambra. 

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 vai contar a participação de milhares de jovens que deverão ter entre os 14 e os 30 anos para participar no evento mundial. 

As vantagens da inscrição neste evento são uma possibilidade do grupo valecambrense conviver com outras paróquias, mas também é um encontro dos jovens com o Papa. Além das catequeses e das celebrações com o Papa, os jovens participarão em várias iniciativas culturais na cidade de Lisboa. 

Os jovens que vão participar na primeira edição internacional da JMJ em Portugal serão acolhidos em casa de famílias ou em instalações públicas ou paroquiais. Mas as paróquias de Codal e Vila Chã também já iniciaram um formulário de inscrição para ser “Família de Acolhimento” nos dias das Dioceses ou Pré-jornada. Os dias nas Dioceses, de 24 a 31 de julho, são um encontro que antecede a semana da JMJ Lisboa 2023 e consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país.

“Os Dias nas Dioceses são um caminho de preparação para os peregrinos e a comunidade anfitriã para a vivência da Jornada Mundial da Juventude. Durante estes dias nas Dioceses, os participantes podem ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, bem como a Igreja local e as suas especificidades, ficando alojados em casas de famílias, instalações paroquiais ou públicas, de modo a poderem fazer uma verdadeira experiência de Igreja, evangelização e missão. Para os anfitriões, esta é uma oportunidade de dizerem um SIM à missão de acolher uma Jornada Mundial da Juventude e de mostrarem as riquezas culturais, gastronómicas e religiosas aos jovens vindos de todo o mundo”, explicam as Paróquias na comunicação que fazem para apelar à colaboração de todos os valecambrenses.

Partilhar
Exit mobile version