Site icon Voz de Cambra

509 anos do Foral de Cambra assinalados com fim de semana de história e cultura

A junta de freguesia de Macieira de Cambra assinalou, este fim de semana, os 509 anos do seu Foral Manuelino, com uma recriação histórica medieval realizada por crianças e um encontro de orquestras. 

O evento assinalou a passagem de cinco séculos e nove anos sobre a data em que D. Manuel I concedeu particulares privilégios aos habitantes das Terras de Cambra.  

O ponto central desta iniciativa foi o pelourinho e o foral manuelino datado de 10 de fevereiro de 1514, que estabeleceu, na altura, as bases do município. 

As crianças da Escola EB1 Luiz Bernardo de Almeida, vestidos à época, desfilaram e encenaram um momento teatral relacionado com esta atribuição do Foral às Terras de Cambra. 

No pelourinho quinhentista – desde o século XV é símbolo da liberdade municipal e, desde 1993, está classificado como Imóvel de Interesse Público, situado no centro histórico da vila de Macieira de Cambra, então a sede do concelho – as crianças da Escola Luiz Bernardo de Almeida, depositaram uma coroa de flores para simbolizar o momento. Para isso, as crianças contaram com a ajuda do presidente da junta de freguesia, Victor Tavares e do vice-presidente da Câmara de Vale de Cambra, António Alberto Gomes.

A organização partiu da junta de freguesia de Macieira de Cambra que tem como finalidade “dar importância à história local, mas também valorizar o passado e a identidade destas terras”, referiu o presidente da junta, ao Voz de Cambra. 

Victor Tavares aproveitou ainda a iniciativa para fazer uma chamada de atenção, com uma analogia aos tempos de outrora. 

“Tal como antigamente houve necessidades urgentes nas Terras de Cambra, também hoje temos necessidades básicas a que precisamos dar resposta, como aumentar a rede de saneamento básico, principalmente nos lugares mais altos da freguesia, mas também melhorar as vias de acesso a estes lugares”, alertou. 

O presidente sublinha a importância de continuar a trabalhar em conjunto com a Autarquia e, com ela, estabelecer estas e outras prioridades para a freguesia. 

Nas comemorações deste dia, estiveram também presentes, a vereadora da Cultura, Mónica Seixas, bem como o vice-presidente da Câmara de Vale de Cambra, António Alberto Gomes, que elogiou o trabalho realizado pelas crianças, professores e auxiliares da Escola Luiz Bernardo de Almeida, na recriação do momento histórico mas também aproveitou para reforçar a importância deste evento para o concelho. 

“Se não dermos valor ao passado, não conseguiremos projetar o futuro. Devemos conhecer o passado e reconhecer a importância que tem na atribuição da nossa identidade”, sublinhou o autarca, em declarações ao Voz de Cambra. 

O presidente da Assembleia Municipal de Vale de Cambra, Miguel Paiva participou no evento e disse que “é uma obrigação” lembrar esta efeméride.

“Estamos a mostrar respeito pela nossa história e a dizer que temos orgulho pelo nosso passado e temos obrigação de o lembrar”, declarou.

Miguel Paiva dirigiu-se, principalmente, aos autarcas, para lembrar que, o assinalar deste momento, “impele-nos de assumir a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho que os nossos antepassados fizeram e que levaram D. Manuel I, em determinada altura, a reconhecer que era importante definir os limites deste território, coordenar as relações entre as pessoas, o pagamento dos impostos, entre outros”, explicou ao Voz de Cambra. 

O presidente lembrou ainda que “aqui criava-se riqueza, era um local apetecível e continua a ser hoje mas hoje cabe-nos fazer a nossa parte”, reforçou.

Museu promove exposição Temporária “Caaymbra”

No mesmo dia, os alunos da EB1 Luiz Bernardo de Almeida e convidados do evento, visitaram a exposição “Caaymbra”, no Museu Municipal, numa mostra incluída nesta efeméride, através da qual a Câmara Municipal de Vale de Cambra se associou às comemorações.

Aqui foi possível visualizar um conteúdo multimédia, de caráter lúdico-educativo, que permitiu aos mais novos uma breve contextualização histórica deste período. 

Encontro de Orquestras 

No domingo, dia 11 de fevereiro, as comemorações continuaram, desta vez, com o  XIII Encontro de Orquestras “Cambra 2023”, que revê lugar no Centro Cultural, em Macieira de Cambra. 

O evento cultural levou a palco a Orquestra Ligeira Monte Olivett, Caldas da Rainha, a Associação Musical S. Pedro da Torre Valença e a Orquestra Ligeira de Cambra, de Vale de Cambra.  

Partilhar
Exit mobile version