Site icon Voz de Cambra

Diretor-geral da Educação em Vale de Cambra: “O Desporto Escolar é motor de desenvolvimento e promoção da prática regular do desporto” 

O primeiro dia do Corta-mato Nacional Escolar ocorreu esta sexta-feira com a chegada das comitivas e culminou na festa da abertura oficial no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra. Presentes estiveram centenas de alunos, oriundos de todo o país, que vêm competir para o apuramento nas fases da competição, levadas a cabo ao nível de Escola local e regional.

Vale de Cambra acolhe uma das mais importantes provas desportivas do Desporto Escolar e, nesta sexta-feira, recebeu as comitivas que estabeleceram os primeiros convívios entre os alunos. O dia começou com os últimos preparativos e envolveu professores, voluntários e colaboradores da Câmara de Vale de Cambra e as escolas do concelho. O dia terminou com a festa da abertura oficial do evento. 

A cerimónia de abertura do Corta-mato Escolar ocorreu no Pavilhão Municipal, que juntou alunos, professores, familiares e entidades convidadas, representativas de diversos contextos, educativos, desportivos e da comunidade local.

O evento contou com um espetáculo, com coreografias e momentos musicais, que transmitiram mensagens centradas na paz, nos valores do respeito e na igualdade de oportunidades para todos.

Presente nesta cerimónia, esteve o diretor-geral da Educação, Pedro Cunha,  que enalteceu o trabalho de todos os professores e das escolas e do Desporto Escolar, enquanto “motor de desenvolvimento e de promoção da prática regular do desporto”. 

Pedro Cunha desafiou ainda os alunos a “contagiarem as suas famílias a praticarem mais atividade física e desportiva”. 

O diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, reconheceu o papel do Desporto Escolar na inclusão e na integração e salientou também o papel dos professores na afirmação dos valores do Desporto Escolar.

Ambos referiam-se ao apoio prestado pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, para a realização do evento, contribuindo para fomentar o compromisso de valorizar o Desporto Escolar.

O presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro mostrou-se satisfeito pelas entidades organizadoras – direção-geral de Educação e direção-geral dos Estabelecimentos Escolares, terem escolhido a cidade de Vale de Cambra para a realização deste Corta-mato Escolar, e salientou a importância para o concelho, em acolher estes eventos desportivos. José Pinheiro sublinhou ainda o contributo das autarquias para o desenvolvimento desportivo do país.

Neste sábado, a competição começou logo pela manhã, no Parque da Cidade Dr Eduardo Coelho, com a participação de cerca de 900 alunos, vindos de todo o país. 

O Corta-mato Nacional Escolar é uma organização das Direções-gerais atrás referidas, através da estrutura do Desporto Escolar, contando com uma complexa preparação que envolve mais de 300 professores e muitas centenas de funcionários dos agrupamentos de escolas que receberam os alunos participantes.

Partilhar
Exit mobile version