Site icon Voz de Cambra

Dia da Árvore e das Florestas: Castelões recebe ação de formação sobre “Enxertia de Castanheiros” 

A ação de formação sobre “Enxertia de Castanheiros” decorreu num terreno da Câmara Municipal de Vale de Cambra, junto à Escola do Côvo, em S. Pedro de Castelões. Para além de servir para assinalar o Dia da Árvore e das Florestas, a iniciativa teve também como objetivo, promover o castanheiro e a castanha de S. Pedro de Castelões e ser um incentivo à floresta autóctone.

“Destaco a importância deste tipo de iniciativa para toda a comunidade, sobretudo numa perspetiva de partilha e troca de experiências entre gerações, dos mais jovens aos mais idosos, como as que temos aqui”, sublinhou o vereador do pelouro da Gestão Florestal e Espaços Verdes, José Alexandre Pinho. 

A ação de formação subordinada ao tema “Enxertia de Castanheiros”  ocorreu no terreno da Autarquia, junto à Escola do Côvo, numa iniciativa que decorreu no âmbito das comemorações do Dia da Árvore e das Florestas, com a organização da Câmara Municipal de Vale de Cambra e da junta de freguesia de São Pedro de Castelões, em parceria com a Associação Florestal de Entre Douro e Vouga.

Este dia, serviu para promover a castanha e a floresta autóctone, uma aposta do Município de Vale de Cambra, numa “estratégia de incentivo, preservação, valorização e produção da castanha e do castanheiro”, referiu a Autarquia. 

“São prioridades para a nossa cultura, para a nossa estratégia de promoção dos produtos locais e de promoção do nosso próprio território”, revelou o presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões.

Sérgio Soares lembrou que a comemoração do Dia da Árvore e da Floresta faz todo o sentido num município que tem apostado na divulgação da sua castanha e no apoio ao cultivo de castanheiros. 

“É publica a aposta que temos vindo a fazer, incluindo com a Feira da Castanha, na divulgação da nossa castanha e o apoio ao cultivo de castanheiros pelo que faz todo o sentido e reveste-se da maior importância o evento que neste Dia da Árvore quisemos levar a cabo na nossa freguesia”, referiu. 

Partilhar
Exit mobile version