Site icon Voz de Cambra

Teatro e poesia no concurso de homenagem a Alberto Bastos

Um serão dedicado ao teatro e à poesia. Foi o que aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 24 de março, numa iniciativa que quis assinalar o Concurso de Poesia 2023, este ano em homenagem ao professor Alberto Bastos. O encontro serviu ainda para revelar os premiados de cada categoria do concurso.

Num evento organizado pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, pela Associação Cívica Alberto Bastos (ACAB) e pelo Agrupamento de Escolas de Búzio, o teatro e a poesia fizeram parte do serão cultural, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra. 

No evento – que contou com a presença do presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro e da vereadora da Cultura, Mónica Seixas, bem como dos representantes da recém criada Associação Cívica Alberto Bastos – decorreu também a revelação dos premiados do Concurso de Poesia.

Distribuído por categorias, os vencedores da Categoria A, do 2º e 3º CEB foram: Em 1º lugar  ficou o poema “Crescer”, de Alice Pinheiro Gomes, “considerando a sua originalidade e a expressão poética das vivências adolescentes”; em 2º lugar, o poema “Bailam flores”, da autora Lara da Silva e Quental, “pela leveza do ritmo, a musicalidade e as relações intertextuais que se estabelecem com a obra homónima de Alberto Bastos”; e em 3º lugar, ficou o poema “A Arte”, do autor João Nunes Rocha, “com o carácter pessoal do tema escolhido e o elogio da dimensão criativa da vida”.

Já os vencedores da Categoria C, para mais de 18 anos foram: em 1º lugar, o poema “Ferida”, do autor Paulo Alexandre Costa, “tendo em conta a intensidade da dimensão simbólica, a originalidade das imagens e a abertura a múltiplas leituras”; em 2º lugar, o poema “Mãe”, de Fernando Ribeiro, “considerando a emoção contida, a musicalidade e a originalidade das metáforas”; e em 3º lugar, o poema “Recados de alma”, do autor Luís Filipe Lopes, “pela técnica revelada no cultivo do soneto, pela dimensão crítica e mensagem de grande atualidade”.

Na Categoria B, o júri considerou que, de acordo com o ponto sete do Regulamento Interno, não havia lugar para atribuição de qualquer prémio, uma vez que houve apenas seis participantes, nesta categoria.

Partilhar
Exit mobile version