Site icon Voz de Cambra

COVID-19: Vale de Cambra cria zonas de apoio com 55 camas

A Câmara de Vale de Cambra criou uma zona de apoio de retaguarda no Centro de Alojamento/Formação da Senhora da Saúde, situado em Gestoso, S. Pedro de Castelões, equipada com 28 camas, algumas delas em quarto individual, instalações sanitárias com balneários e sistema de aquecimento central, que será utilizada em caso de emergência no âmbito do combate à COVID-19.

Para além desta, ficarão prontas, esta semana, mais duas instalações temporárias, uma no Centro Social de Junqueira e outra no Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Castelões, com capacidade para 27 camas, garantiu o presidente da Câmara de Vale de Cambra ao Voz de Cambra.

No total são 55 camas, separas entre si com uma distância de dois metros dos outros utentes, em três espaços que se destinam ao acolhimento de idosos provenientes dos lares do concelho, em caso de necessidade, revelou José Pinheiro.

O Município de Vale de Cambra aproveitou para agradecer à Irmandade da Sra. da Saúde e aos Centros Sociais de Junqueira e S. Pedro de Castelões pela cedência dos espaços e por todo o apoio prestado.

Esta é uma medida que antecipa o efeito que a pandemia COVID-19 pode causar nos grupos mais vulneráveis, nomeadamente nos idosos institucionalizados.

O Plano de Contingência Municipal – COVID 19, recentemente elaborado pela Autarquia, desenvolveu mecanismos para minimizar o impacto que se possa vir a sentir nessas comunidades e disponibiliza ainda mais oito camas para quarentena, que servirão quem não tenha condições para o fazer.

O objetivo é também dar resposta a situações de emergência que possam surgir nas estruturas residenciais para idosos (lares) e para as quais a instituição que o gere não consiga dar resposta.

Partilhar
Exit mobile version