Site icon Voz de Cambra

1º Festival de Espantalhos e mostra de produtos locais no “Viver Arões”

Mostra associativa, produtos locais, gastronomia e artesanato são mais do que motivos para visitar a freguesia de Arões, nos dias 21, 22 e 23 de julho. O evento “Viver Arões” regressa à freguesia para fomentar a economia local. Este ano, o evento conta com uma novidade: a realização do 1º Festival de Espantalhos e muito mais.

É a primeira vez que o “Viver Arões” vai desafiar a população da freguesia a participar, a nível particular ou coletivo, no 1.º Festival de Espantalhos, “com o objetivo de avivar uma tradição antiga de construir espantalhos para afastar os pássaros dos cultivos nos campos, que ainda hoje se mantém”, revelou o pároco da freguesia de Arões, Padre Bento, ao Voz de Cambra.

A ideia partiu de um dos membros da Paróquia e foi de imediato aceite, reforçou Padre Bento, pela envolvência que vai criar nas populações das aldeias. As inscrições no Festival deverão ser feitas até 25 de junho e a entrega, de 01 a 08 de julho. A exposição dos Espantalhos vai trazer mais cor e animação ao evento “Viver Arões”, que se realiza nos dias 21, 22 e 23 de julho. A entrega de prémios deverá acontecer no dia 23 de julho.

A iniciativa “Viver Arões” mobiliza esforços da Paróquia de São Simão de Arões, impulsionadora da criação do evento, mas também de diversas associações da freguesia, da Junta de Freguesia e conta também com a parceria da ADRIMAG/CLDS Vale+Social, que através das mãos das senhoras que participam no Atelier Saber & Arte de Arões, vai trazer a tradição do balão, tal como se fazia antigamente.

As entidades promotoras do evento, pretendem dar a conhecer a todos os visitantes, o que Arões tem de melhor e as suas origens, através da dinâmica que vai ser desenvolvida e atividades que vão ser realizadas”, informou a Paróquia, um dos promotores desta iniciativa.

O “Viver Arões” traz à freguesia, mostra associativa, produtos locais, gastronomia e artesanato, atividades estas que vão ser desenvolvidas ao longo do fim de semana. A musica tradicional vai ter um lugar especial, mas também haverá lugar para convidados que aliam a música tradicional à moderna.

Desde as já tradicionais Cantadas à Moda Antiga, às Merendas, à Caminhada, à animação, são vários os motivos que levarão visitantes do concelho, da região e do país, a Arões, à freguesia mais distante do concelho de Vale de Cambra, que ainda mantém as tradições bem vivas.

É com o intuito de dar a conhecer o que de melhor se faz em Arões que a junta de freguesia de Arões se associa ao evento “Viver Arões”, que pretende fomentar a economia local e levar as tradições e costumes de Arões além fronteiras, revela o presidente da junta de freguesia local, Arménio Lige ao Voz de Cambra.  

Partilhar
Exit mobile version