Site icon Voz de Cambra

Cepelos recebe primeira sessão de informação do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas 

“Com este projeto, investimos nas pessoas da nossa terra”, sublinhou esta quarta-feira, a vereadora da Câmara de Vale de Cambra, com o pelouro da Ação Social, Mónica Seixas, naquele que foi o primeiro encontro com a população de Cepelos, que serviu para dar a conhecer os vários projetos que estão a ser implementados na freguesia e no concelho, no âmbito do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas. A sessão serviu ainda para apresentar os vários parceiros do Plano, financiado em cerca de 3,5 milhões de euros, pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que iniciou este ano e termina em 2025. 

Cristina Maria Santos 

“Este é um financiamento para o Município aplicar nas pessoas do concelho”, explicou hoje a vereadora, na sede da junta de Cepelos, para uma plateia com as “forças vivas” da freguesia. 

O investimento de 3,5 milhões de euros, financiados pelo PRR, vai ser feito em várias áreas da Ação Social, onde a Saúde Mental tem prioridade, através dos projetos “Valoriza-te”, levado a cabo pela Câmara Municipal de Vale de Cambra e a Cruz Vermelha – Delegação de Vale de Cambra e o “Sentir”, da responsabilidade da CASMI – Centro Avançado de Saúde Mental e Investigação, sediado em Vale de Cambra.  

“Vamos avaliar o estado de saúde mental e bem estar das pessoas que sofrem de doenças mentais, mas também vamos conhecer o estado de saúde mental das crianças, adolescentes e jovens do concelho e, posteriormente criar respostas, permitindo a sua inclusão no mercado de trabalho e na sua vida social”, referiu Mónica Seixas. 

Mas não é só na Saúde Mental, que o Plano incide. Projetos como “Imparidades”, liderado pela Cooperativa Focus, C.R.L. especialista na oferta de projetos de vida individualizados aos indivíduos portadores de perturbações globais do desenvolvimento e espetro de autismo, que pretende promover a inclusão social de pessoas com deficiência e/ou incapacidade. O projeto da Câmara de Vale de Cambra – “Promoção da Saúde”, pretende também promover a saúde humana, através da alimentação, nutrição e psicologias às problemáticas da ingestão alimentar desajustada e consumos excessivos e álcool, principalmente nos mais jovens. 

A responsabilidade por garantir o planeamento das operações e a elaboração do plano global de comunicação é de uma equipa liderada por André Cardoso, que vai acompanhar e monotorizar o projeto, desde o Centro de Transportes de Vale de Cambra. 

“Estamos sempre disponíveis para receber a população, que nos pode ajudar a sinalizar situações relacionadas com os projetos”, referiu André Cardoso. 

Apesar da sede do Projeto se situar no centro da cidade de Vale de Cambra, as sugestões e sinalizações, podem também ser feitas nas juntas e freguesia. 

A junta de freguesia de Cepelos, por exemplo, servirá também de sede para a “Casa da Comunidade” para aí desenvolver o Projeto “Caminhos de Coesão”, que terá inicio com uma sessão de auscultação à comunidade, já no dia 30 de outubro, pelas 18h30. Aqui, irão ser desenvolvidas, durante o ano, “Tardes Recreativas”, “Ateliê Saber” e “Arte e Teatro”, um projeto levado a cabo pela Câmara Municipal de Vale de Cambra e o parceiro Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG). 

A Câmara Municipal de Vale de Cambra e os seus parceiros desafiam a comunidade a participar no Projeto, através do email:  pacdvaledecambra@gmail.com

O objetivo passa por auscultar a população do concelho, para dar respostas sociais “inovadoras e inclusivas” e assim combater as desigualdades e a destacar as respostas de proximidade, informa a Câmara de Vale de Cambra, que partiu hoje para a primeira sessão de informação sobre o Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas (PACD) e que segue, durante o mês de setembro e outubro, para as restantes freguesias do concelho. 

Plateia com “forças vivas” da freguesia de Cepelos
Da esq para a dir: Vereadora da Ação Social da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas, coordenador do Projeto, André Cardoso e presidente da FOCUS, Fernando Barbosa
Da esq para a dir: Vereadora da Ação Social da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas, coordenador do Projeto, André Cardoso e, da CASMI, Sónia Vide e Estela Bastos
Da esq para a dir: Vereadora da Ação Social da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas, coordenador do Projeto, André Cardoso e, da ADRIMAG, equipa liderada por João Carlos Pinho
Da esq para a dir: Vereadora da Ação Social da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas, coordenador do Projeto, André Cardoso e a equipa da Delegação da Cruz Vermelha de Vale de Cambra, liderada por Ricardo Nogueira

Datas das ações de informação nas freguesias:

– 27 de setembro de 2023 (18:30h): Sede da Junta de Freguesia de Cepelos;

– 29 de setembro de 2023 (18:30h): Sede da Junta de Freguesia de Macieira de Cambra;

– 4 de outubro de 2023 (18:30h): Centro Cívico de Rôge;

– 10 de outubro de 2023 (18:30h): Sede da Junta de Freguesia de Junqueira;

– 12 de outubro de 2023 (18:30h): Sede da Junta de Freguesia de Arões;

– 17 de outubro de 2023 (18:30h): Sede da Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões;

– 19 de outubro de 2023 (18:30h): Centro Cívico de Codal I União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho.

Partilhar
Exit mobile version