A Escola Primária de Paço do Mato.

(continuação da edição 2ª de Dezembro de 2017 da Voz de Cambra).

Introdução.

Aquilo que abaixo se escreve sobre a escola de Paço de Mato, aldeia localizada no RIBACAIMA, é baseado, em grande parte, em testemunhos verbais de pessoas residentes nas povoações vizinhas e que conheceram ou são familiares de professores e alunos que lá estudaram.

Para os leitores interessados, em conhecer melhor o historial desta ex-instituição de ensino, aconselha-se o recurso à consulta de fontes escritas, nomeadamente do Ministério da Educação.

A Primeira Escola.

Estava em actividade aí pelos finais dos anos trinta do século XX e era frequentada também por alunos de Viadal. Com efeito,  um filho do tio José de Almeida, ou do Grilo, de nome António e que emigrou para o Brasil,  estudou lá, bem como António Soares Barbosa. O primeiro era um pouco mais velho do que a tia Lina, nascida em 1930,  e ensinou-a então a ler. Aí leccionou o professor Manuel Fernandes de Oliveira de Paçô, Cepelos. Foi  casado com  Emília do Casarão de Vilar, onde residia.

Foi-nos ainda dito que o primeiro docente foi o Manuel das Ervas de Gatão. Viveu neste lugar e no Casal de Cepelos, frente ao cemitério. Era, parece,  da família, talvez filho, de Emídio Dias de Sousa, já outras vezes referido.

Localizamos também o edifício – Casa da Peixota – onde foram inicialmente ministradas, durante anos,  as aulas. Tal como em Vilar e Tabaçó  ainda está de pé. Situa-se, um pouco abaixo da estrada, na rua/caminho que leva à capela da de Nossa Senhora da Luz e que a foto da nossa autoria, do ano de 2013, ilustra.

Mais tarde, aí pelos inícios da década de cinquenta, a professora chamava-se ou tinha a alcunha de Celontra e era, parece, irmã da que leccionava então em Tabaçó (1).

A Escola Nova.

Em  1956/57, vem a ser construída, ao cimo do lugar, uma nova Escola para os díscentes dos lugares de Paço de Mato e da Póvoa dos Chões (Cepelos). Devido à falta de alunos, encerrou por volta de 2005/2006.

Graças à INTERNET,  temos a descrição feita da mesma pelos últimos três alunos que a frequentaram: – A Tânia, o João e a  Ana Lúcia. Esta jovem, que conhecemos,  reside em Viadal. Vejamos:

” 1) A nossa escola

A escola tem três alunos. A Tânia, a Ana e o João.

Tem uma lareira, uma sala grande, três janelas, um átrio, três casas de banho e um coberto.

Tem um pequeno campo de futebol, algumas árvores e um pistão.

Tem uma carrinha velha que pertence a uma associação.

A escola precisava de algumas obras, uma pintura, umas portas e janelas novas, lavatórios, um soalho e uma vedação.

É uma escola antiga que foi construída no ano de 1956.

Texto escrito pelo João, 4.º ano

2) Os alunos

Na escola E. B. 1 de Paço de Mato só há três alunos: a Tânia, a Ana e o João.

A Tânia tem 7 anos, anda no 1.º ano e mora em Paço de Mato. Ela tem os olhos esverdeados, o cabelo loiro e comprido. Ela é simpática e amiga.

O João tem 9 anos, anda no 4 º ano e mora em Paço de Mato. Ele tem os olhos castanhos, o cabelo castanho e curto. Ele é amigo, simpático e agora já não amua.

A Ana tem 7 anos, anda no 1 º ano e mora em Viadal. Ela tem os olhos castanhos, o cabelo castanho escuro e curto. Ela é simpática e amiga.

No recreio costumamos jogar à bola, brincar às apanhadas, jogar raquetes e andar de baloiço.

3) A nossa Professora.

A nossa professora chama-se Carla, tem o cabelo comprido castanho escuro e os olhos castanhos. Fisicamente é magra e não é muito alta.

A professora é fixe porque marca poucos trabalhos de casa e explica bem a matéria.”

Apontamentos:

(1) – Ver o que se referiu, a este propósito, na Voz de Cambra da 2ª de Novembro  e Dezembro de 2017.

Os informantes são os mesmos; com destaque para Manuel Joaquim T. Almeida, familiar do prof. Manuel Oliveira.

(2) – Retirado da INTERNET, no ano de 2013 e confirmado pela aluna Ana Lúcia.

Foto:

Paço do Mato: – Escola Antiga.

One thought on “A Escola Primária de Paço do Mato.

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!