Cursos Técnicos Superiores em Vale de Cambra: candidaturas abertas até 23 de agosto

Já abriu a 1ª fase de candidaturas para os cinco cursos técnicos superiores que vão ser ministrados na Escola Tecnológica de Vale de Cambra. Os interessados têm até 23 de agosto para se inscreverem no portal do Instituto Superior de Engenharia do Porto. 

Cristina Maria Santos

Desde segunda feira e até 23 de agosto, encontram-se abertas as candidaturas para os cursos técnicos superiores profissionais em Vale de Cambra e os resultados são afixados a 10 de setembro.

Os interessados poderão matricular-se no portal do IPP – Instituto Politécnico do Porto, sendo que ainda terão oportunidade de o fazer numa 2ª fase, que decorre de 21 de setembro a 4 de outubro.

Automação, Robótica e Controlo Industrial; Energia, Eficiência e Sustentabilidade; Georrecursos, construção e ambiente; Sistemas Eletromecânicos; e Tecnologia Mecânica são os cinco cursos que irão ser ministrados na Escola Tecnológica de Vale de Cambra.

A responsabilidade formativa destes cursos é do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) que formalizou protocolo, no dia 29 de março, com a Câmara Municipal de Vale de Cambra, a FORESP – Escola Tecnológica de Vale de Cambra e o Agrupamento de Escolas de Búzio, que disponibilizarão os recursos administrativos e as infraestruturas.

Os Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) foram desenhados com a preocupação das características das empresas desta região, procurando responder às necessidades de formação de profissionais, com o objetivo de integrar com rapidez no mercado de trabalho, explicaram, na altura, as partes envolvidas neste protocolo.

“Este é o primeiro passo para um futuro empresarial de Vale de Cambra, mas também servirá para fomentar o desenvolvimento do ensino e da economia no concelho”, considerou ainda o presidente da Câmara de Vale de Cambra, aquando da assinatura do documento.

…………………………………………

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são um ciclo de estudos superiores que não conferem grau académico, mas, cuja conclusão, com aproveitamento, conduz à atribuição do diploma de técnico superior profissional e dá a oportunidade de integração profissional mais rápida, com maiores expectativas salariais, possibilitando ao aluno de prosseguir estudos no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Os cursos exigem o ensino secundário completo (12º ano), mas já não terão de fazer provas de acesso às licenciaturas.

Os alunos podem aceder aos cursos de ensino superior, ou seja, às licenciaturas no ISEP, nas áreas que correspondem àquelas que são enquadradas nos cursos profissionais que frequentarem em Vale de Cambra.

Os TeSP têm uma componente de formação em contexto de trabalho que estará assegurada através dos contactos que irão ser estabelecidos com parceiros empresariais da região, dando ao aluno uma oportunidade de integração profissional mais rápida.

 

 

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!