Empresas de Vale de Cambra e região são “inspiração” para inovação da indústria do país

As empresas de Vale de Cambra e da região servem de “inspiração” para a inovação “necessária” na indústria do país, disse a secretária de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na visita que fez hoje à JPM Industry.

Cristina Maria Santos

A secretária de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esteve hoje na empresa JPM – Automação e Equipamentos Industriais, e referiu-se ao Entre Douro e Vouga (EDV) como sendo uma região que serve de “inspiração”, a nível de inovação, para outras empresas do país.

“Estamos numa região de sucesso, que inspira a todos”, referiu Maria Fernanda Rollo que participava na conferência sobre Inovação, da ÁGORA Business Academy (Investe Ágora), uma plataforma promovida pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado de Terras de Santa Maria (ADRITEM) e pela Rede Scientiae que visa unir jovens, empresas e conhecimento.

Maria Fernanda Rollo disse que há escassez de recursos humanos no tecido empresarial do nosso país e que é preciso formar os jovens de acordo com as necessidades das empresas.

“O plano de formação nos politécnicos têm ido ao encontro das necessidades das empresas e os cursos devem ser desenhados para as empresas e ao serviço destas”, declarou.

A governante referiu-se ainda à necessidade de obter competências para a sociedade de futuro e lembrou que “apenas um em cada três jovens tem formação superior” e deixou um recado aos empresários, no sentido de abrirem portas aos que saem das universidades.

A secretária de estado lembrou também que Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à ciência e tecnologia nas empresas.

“Somos um dos países com menos investimento em ciência e tecnologia no tecido empresarial”, frisou.

A governante afirmou que é preciso “unir forças” e juntar todos os intervenientes para levar a ciência às empresas.

“Deve haver uma maior cumplicidade entre empresas, poder local e ensino superior”, explicou.

O “chão de fábrica” desta empresa de Vale de Cambra – que se destaca pelo contributo económico-financeiro para a criação de riqueza e empregos nacionais, bem como a sua importância no crescimento e desenvolvimento contínuo do setor intralogistico em Portugal – foi palco do inicio de uma semana de “Bootcamp” que tem como objetivo de, até domingo, levar 40 jovens – na sua maioria formandos em instituições do Ensino Superior – a empresas desta região. A iniciativa conta com  e que conta com o apoio da Associação Empresarial de Oliveira de Azeméis (AECOA) e da UCP e com financiamento do Norte 2020.

“É difícil juntar a academia e a indústria. É importante que os nossos jovens venham para a indústria e conhecerem a força da nossa região e da nossa competitividade”, frisou Emídio Sousa, presidente da ADRITEM e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, como nota introdutória do debate.

José Paulo Martins fundou a JPM há perto de 25 anos, e apresentou-a como uma empresa com visão de crescimento e expansão que, depressa, se expandiu e se internacionalizou.

“Através da inovação, hoje estamos presentes em mais de 40 países”, reforçou.

O debate seguiu com um painel de oradores das empresas: Cartonagem Trindade, Grupo Bosch, Altice Labs e Schneider Electric Portugal, que abordaram o tema:“o processo de inovação” das empresas.

Presentes nesta conferência estiveram também, entidades locais, como os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro e Miguel Paiva, respetivamente e ainda Rui Leite, ex-presidente da Assembleia Municipal de Vale de Cambra, na qualidade de colaborador do projeto Rede Scientiae.  A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) também se fez representar neste encontro.

A sessão encerrou com a intervenção do valecambrense Tiago Fernandes, presidente da Rede Scientiae que sublinhou a capacidade de inovação da JPM e a importância desta ação que “fala do futuro”, numa “fábrica de futuro”.

Leia a notícia completa na edição em papel. 

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!