Centro de Educação Ambiental de Vale de Cambra promoveu desfolhada com crianças e idosos

Meia centena de crianças e idosos juntaram-se para desfolhar o milho que já nasceu numa das muitas plantações do Centro de Educação Ambiental de Vale de Cambra.

Cristina Maria Santos

Vestidos a rigor, crianças e idosos juntaram-se, no dia 19 de outubro, numa desfolhada à moda antiga no Centro de Educação Ambiental de Vale de Cambra. Os alunos do 4.º ano da EB1 de Areias aprenderam com os utentes da Instituição de Solidariedade Social COMOSSELA a desfolhar o milho que já ali cresceu, fruto de uma plantação feita por uma escola.

A iniciativa contou com a animação do Grupo de Animação Cultural da Universidade Sénior (GACUS) de Vale de Cambra que tocou e cantou músicas alusivas às desfolhadas que acontecem um pouco por todo o concelho, nesta altura do ano.

Com esta ação, o Centro de Educação Ambiental de Vale de Cambra pretende, dar a conhecer às crianças, as práticas agrícolas tradicionais, promovendo o contacto intergeracional.

“Este ano, fizemos plantação de milho neste espaço e com a sua produção quisemos criar um evento que promovesse a interação e conhecimento entre os mais jovens e os mais idosos”, explicou ao jornal Voz de Cambra, Helena Bastos, técnica superior de ambiente da Câmara Municipal de Vale de Cambra.

Este é, de resto, um dos objetivos do Centro de Educação Ambiental que tem apostado na organização de iniciativas de componente lúdica e intergeracional. A título de exemplo, em 2017, esta vertente foi abordada no dia das bruxas.

“Temos vindo a desenvolver ações que têm cativado a atenção das pessoas e lhes têm despertado a curiosidade de conhecer melhor este local”, explicou ainda.

O vereador com o pelouro do ambiente, José Alexandre Pinho também participou nesta desfolhada que considerou esta iniciativa, “um importante” encontro entre gerações.

“Esta é uma prática agrícola ainda bastante utilizada no concelho e que faz todo o sentido relembrá-la neste Centro que promove atividades como esta, amigas do ambiente”, declarou.

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!