“Desfolhada à Moda Antiga” juntou 300 figurantes em Rôge, Vale de Cambra

A “Desfolhada à Moda Antiga” foi integrada na Festa do Património, em Rôge e juntou 300 figurantes e centenas de espetadores, numa iniciativa levada a cabo pela Autarquia local.

Cristina Maria Santos

A freguesia de Rôge recebeu a “Desfolhada à moda antiga”, uma das várias iniciativas levadas a cabo pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, integradas na festa do Património, da Área Metropolitana do Porto, que decorreu entre os dias 27 e 30 de Setembro.

A quinta edição da Desfolhada à Moda Antiga foi realizada em ambiente rural, recriado no centro da freguesia de Rôge.

A iniciativa reuniu cerca de 300 figurantes, vindos de ranchos folclóricos, associações e instituições de solidariedade do Concelho. Entre os quais, estiveram: as Comissões de Idosos de Vale de Cambra; a Cruz Vermelha Portuguesa; o Grupo Etnográfico “Terras de Cambra”; o Grupo Folclórico “A Primavera” de Vila Cova de Perrinho”; o Grupo de Folclore “Terras de Arões” Cultura e Recreio; a Associação Desportiva e Cultural da Felgueira; a Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões e a APDC – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Castelões – Teatro e Tarabum.

O momento serviu para viver e reviver tradições de uma das práticas mais antigas desta região e desfolhar espigas cedidas por agricultores locais.

A “Desfolhada à Moda Antiga” cumpriu, mais uma vez, o propósito da primeira edição.

“Pretendemos preservar e homenagear as tradições da vida no campo e da sabedoria popular, abrindo as portas a todos os que quiseram fazer parte desta festa, vestidos a rigor ou não, recriando os costumes que fazem parte da vida no campo e do mundo rural”, explicou a autarquia valecambrense.

A Desfolhada iniciou com “A Caminho das Desfolhada” em que cada grupo e demais participantes desfilaram a cantar para o recinto da desfolhada, transportando lanternas cedidas pela organização.

A atividade decorreu noite dentro com música e bailarico, em que os grupos interagiram entre si e com o público participante, com animação e confraternização entre os presentes.

No final da desfolhada foram servidos os figos, as maçãs, a regueifa de canela ou os biscoitos secos, acompanhados de vinho verde de Cambra.

Leia a notícia completa na edição em papel. 

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!