Castelões, Vale de Cambra avança com projeto de plantação de 1000 castanheiros

A freguesia de S. Pedro de Castelões vai avançar com projeto de plantação de 1000 castanheiros para incentivar à produção da castanha.

Cristina Maria Santos

O projeto foi aprovado, este mês, em reunião de Câmara de Vale de Cambra e tem como objetivo incentivar à plantação de castanheiros numa das maiores freguesias do concelho.

S. Pedro de Castelões tem dado a conhecer a sua castanha, como um produto com potencial, “por ser fácil de descascar e única no paladar”.

“O projeto “1000 castanheiros” visa plantar esta espécie no território desta freguesia e, desta forma, pretendemos incrementar a produção da castanha, assegurando sempre que a rainha da festa estará em ascensão nas nossas matas e que haverá gente a apostar no cultivo de castanheiros” explicou o presidente da junta, Sérgio Soares ao jornal Voz de Cambra.

A junta de freguesia estuda agora o método que levará a cabo este projeto, juntamente com a Câmara Municipal, mas pretende ver este projeto implementado já no próximo ano.

“O objetivo é para avançar, mas com consistência e entusiasmo. Quero ver esse projeto implementado e a crescer, preservando esta herança tão rica”, referiu.

Sérgio Soares revela ainda outros projetos que tem para a freguesia, a nível de promoção da atividade agrícola.

“Também é objetivo nosso promover ainda mais a área agrícola e a criação de animais, que estão a ganhar ainda mais espaço e a ser um atrativo da nossa Feira da Castanha”, frisou.

O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, também considera da reconversão de parte da área florestal do concelho com recurso à plantação de castanheiros e aproveitou a sessão de abertura da Feira da Castanha para anunciar o projeto.

“Este projeto será feito em colaboração com a Junta de Freguesia e com os proprietários de terrenos e a sua implementação nesta freguesia poderá vir a ser alargada a outras zonas do concelho”.

José Pinheiro afirmou ainda que será a a Câmara e a junta a oferecer os castanheiros, acompanhando de perto este processo de reflorestação.

A resolução aprovada vai estar um mês em fase de inquérito público.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!