Vale de Cambra volta a ter “Natal n’o Vale Mágico” até 6 de janeiro

Vale de Cambra já começou com a iniciativa “Natal n’o Vale Mágico” que se prolonga até 6 de Janeiro e propõe um mês de atividades natalícias, para envolver a comunidade e captar visitantes, anunciou o município.

Cristina Maria Santos

Vale de Cambra vai estar animado, até dia 6 de janeiro, com programação natalícia que decorrerá no centro da cidade, mas também um pouco por todo o concelho.

A Praça Comendador Álvaro Pinho da Costa Leite vai ter pista de bóias, bola mágica de neve, arvorismo, casa do pai natal e fábrica dos brinquedos, insufláveis, animação, teatro e música.

O jardim central da cidade vai acolher o Bosque de Natal, onde haverá artesanato, doces e artigos de natal.

Mas o Natal é vivido um pouco por todo o concelho e em todas as freguesias, com a iniciativa “Presépios Comunitários” que desenvolvem a história do Natal em aldeias da zona serrana e localidades da zona urbana do concelho.

O “Natal n´o Vale Mágico” abre oficialmente no dia 8 de dezembro, pelas 14h30, a presentação do programa e visita à Feira do Livro de Natal e Biblioteca Tricotada nos Paços do Concelho, com a participação de IPSS’s locais e comunidade; a visita ao Bosque de Natal, com apresentação e degustação de doçaria tradicional local de Natal, bebidas artesanais, com a participação de: artesãos e produtores locais e às 16h00, a visita ao Natal na Praça com Animação de rua, teatro e música a decorrer.

No dia 8, 15 e 22 de dezembro há teatro de comédia com o Duende Mágico, a Duende Trapalhona e o Dr. White. No dia 9 e 23 de dezembro há música com Tons Mágicos e no dia 16 há um espetáculo de magia com o André Castro.

De 8 a 23 de dezembro, o Bosque de Natal vende artesanato, doces e artigos de natal no jardim central da cidade. Até ao dia 16 de dezembro, há “Natal com Livros” no edifício Paços do Concelho.

Até ao dia 6 de janeiro estará patente a exposição de presépios elaborados pelas paróquias da cidade no jardim central. Os Presépios Comunitários terão um roteiro digital para que, quem os quiser visitar, possa planear a sua visita a Vale de Cambra.

No dia 20 de dezembro decorrerá a iniciativa “Ohoh, corre Pai Natal” e às 19h o Centro Municipal de Marcha e Corrida proporciona um treino aberto a quem quiser participar, com gorro de Natal.

No dia 21 de Dezembro, haverá insufláveis, diversões aquáticas e aquapilates, atividades gratuitas a decorrer nas piscinas municipais.

No dia 22 de Dezembro, decorrerá um Concerto de Natal com a Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra no Centro Cultural de Macieira de Cambra, pelas 22h00. O bilhete tem um valor simbólico de três euros e a receita reverte a favor da banda de música para posteriormente adquirir instrumentos musicais para a escola de música.

A Biblioteca faz tricot no Natal de 8 de dezembro a 8 de Janeiro e a inauguração desta iniciativa está marcada para dia 8 de dezembro, às 14h30 e a exposição decorre nos Paços do Concelho e no Edifício Municipal. Esta iniciativa tem parceria com a Casa do Professor, Centro Social e Paroquial de São Pedro de Castelões, Comissões de Idosos, Fundação Luíz Bernardo de Almeida, Gabinete de Apoio à Família e Comunidade da Cruz Vermelha Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia e público em geral.

Até ao último dia de 2018, podem contemplar-se as montras natalícias do comércio local. Ao realizar uma compra nas lojas aderentes habilita-se a ganhar prémios.

“Vale Mágico de Natal” é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vale de Cambra em colaboração com os comerciantes locais aderentes e que irá decorrer entre 1 e 31 de dezembro de 2018.

A iniciativa destina-se a todos os consumidores que realizem compras no comércio tradicional aderente à iniciativa e que se localizem no perímetro urbano da cidade de Vale de Cambra; Todas as lojas aderentes estarão identificadas, através da afixação nas montras e/ou vitrinas, da designação da iniciativa – “Vale Mágico de Natal – Loja Aderente”.

Com este programa de animação de Natal, a autarquia liderada por José Pinheiro pretende “envolver a comunidade, estreitando laços, promovendo ao mesmo tempo  que é feito em Comunidade, como é o caso dos Presépios Comunitários que desenvolvem a história do Natal em aldeias da zona serrana e localidades da zona urbana do Concelho”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!