Vale de Cambra arranca com Projeto Boccia para seniores e pessoas com deficiência

A câmara de Vale de Cambra arrancou com projeto ligado à modalidade Boccia, destinado a seniores e pessoas com deficiência.

Cristina Maria Santos 

O projeto Boccia arrancou no dia 5 de novembro, no pavilhão da ACR, em Vale de Cambra e contou com a presença de seniores do concelho e de utentes da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente de Vale de Cambra.

João Paulo Fernandes, o campeão Paralímpico de Boccia está a apadrinhar o Projeto, dedicando ali toda a experiência adquirida na área.

Trata-se de um Projeto a nível municipal, com especial enfoque na área do Boccia Senior.

Desenvolvido com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s), com respostas sociais nas áreas da deficiência e sénior, o projeto arrancou com o objetivo de “estimular o processo motor”, explicou a Autarquia valecambrense.

“Tem também como objetivos técnicos, a estimulação do processo motor e o melhoramento das competências ao nível da precisão, distância, direção, coordenação motora e capacidade de concentração”, referiu ainda.

….

Modalidade – Boccia

O objetivo deste desporto é colocar as bolas de cor (seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca), que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador, para dentro do recinto de jogo (Campo de Boccia).

Neste jogo não há limite de idade para a sua prática, podendo ser jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras.

A nível nacional, a modalidade conta com vários atletas de valor internacional, um deles, é o valecambrense – João Paulo Fernandes, que conquistou várias medalhas de prata e de ouro, em campeonatos do mundo/Jogos Paralímpicos.

 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!