Reforço de 14 novos bombeiros em Vale de Cambra é exemplo no país

“Ando pelo país fora e não me lembro de alguma Associação Humanitária ter apresentado 14 novos bombeiros, como o fez a de Vale de Cambra”, referiu Marco Braga, representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, este domingo, no 59.º aniversário da corporação local. 

Cristina Maria Santos

Marco Braga falava no contexto da cerimónia das comemorações do 59.º aniversário da Associação dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra e considerou esta corporação, “um exemplo” para o país.

“A entrada de 14 novos bombeiros nesta corporação é de realçar e um exemplo no país, tendo em conta a crise de voluntariado que existe em Portugal”.

O presidente da Associação Humanitária de Bombeiros valecambrense considerou a chegada dos novos reforços, algo que de “mágico”, que coloca esta corporação em “contra-ciclo”, relativamente às restantes no país.

“Temos mais bombeiros. Uma injeção de sangue novo, que assegura a transfusional e preventiva renovação do corpo de bombeiros”, referiu Miguel Aguiar Soares.

Os novos elementos surgem da aposta que o Comando tem feito na formação dos estagiários que integram a Escola de Infantes e Cadetes, desde 2011.

“Sangue do nosso sangue, estagiários admitidos como bombeiros e infantes admitidos como estagiários, no culminar de um processo que se iniciou há bastante tempo, com uma entrega e abnegação muito difíceis de encontrar nos tempos hodiernos”, explicou o presidente.

O comandante desta corporação, Vitor Machado lembra que a aposta na formação tem sido uma mais valia para os bombeiros de Vale de Cambra e que “tem feito a diferença no socorro”.

“Desde 2010 que o corpo de bombeiros foi reforçado com 38 novos bombeiros, uma aposta continua com novas escolas de estagiários, onde fomentamos nos jovens uma forma de estar na sociedade diferente”, frisou.

Os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro e Miguel Paiva, respetivamente, também se congratularam com este reforço na corporação local, considerando que fica agora mais “fortalecida a capacidade de resposta” aos valecambrenses.

Presentes nesta cerimónia estiveram também, Carlos Mouro, representante da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, Carlos Mouro e o comandante distrital da Associação Nacional de Proteção Civil, António Ribeiro, entre as demais entidades.

A promoção dos 14 bombeiros decorreu no dia 6 de Janeiro, aquando das comemorações do 59º aniversário da Instituição valecambrense, quando também se assinalava o Dia Municipal do Bombeiro de Vale de Cambra.

Leia a notícia completa na edição em papel. 

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!