A Câmara Municipal de Vale de Cambra foi distinguida, pela quarta vez consecutiva, com o prémio “Qualidade exemplar de água para consumo humano” atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).
Cristina Maria Santos
A água fornecida pelo sistema de Abastecimento de Água do Município de Vale de Cambra voltou a ser galardoada com o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”, atribuído pela ERSAR, que, este ano, distinguiu 72 entidades.
Segundo a Autarquia, os dados nacionais de 2024 confirmam a elevada segurança da água da torneira em Portugal, com 99% de conformidade, valor ultrapassado em Vale de Cambra, que atinge 99,40%.
Anualmente, o Município realiza cerca de 1300 análises à água distribuída. Para além do Programa de Controlo da Água para Consumo Humano, aprovado pela ERSAR, o Município mantém ainda um Plano de Controlo de Qualidade Operacional que garante a monitorização contínua e o cumprimento dos parâmetros de qualidade em toda a rede.
Renovando a distinção, a ERSAR reconhece, pela quarta vez consecutiva, que a água fornecida pelo sistema de Abastecimento de Água do Município de Vale de Cambra mantém padrões elevados e uma monitorização eficaz.
A cerimónia de entrega dos certificados aconteceu no dia 18 de novembro, no âmbito do ENEG 2025 – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, realizada no Europarque, em Santa Maria da Feira, sendo o Município de Vale de Cambra representado pelo presidente da Câmara, André Martins da Silva, o chefe de gabinete, José Alexandre Pinho e o chefe da divisão de serviços urbanos e ambiente da Câmara de Vale de Cambra, Pedro Valente.

