Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Terceiro período arranca a 14 abril sem atividades letivas presenciais

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosAbril 9, 2020Updated:Abril 9, 2020Sem comentários3 Mins Read

    O primeiro-ministro António Costa anunciou hoje que os alunos até ao 9.º ano terão ensino à distância durante todo o terceiro período. O Governo quer que aulas presenciais do 11.º e 12.º anos, iniciem só quando houver segurança, o calendário de exames foi alterado no ensino secundário e ano letivo pode ir até 26 de junho.

    António Costa disse hoje que, no ensino básico (1.º ao 9.º ano), haverá ensino à distância até ao final do ano letivo e que esta medida também abrange o 10.º ano. Não haverá exames no 9.º ano, nem provas de aferição, disse ainda o chefe do Governo.

    No ensino básico, a avaliação do 3º período será feita em cada escola pelos professores que “vão ter em conta o percurso educativo dos alunos”.

    O ensino à distância será feito com o apoio da telescola que arranca no dia 20 de abril, no canal RTP Memória: “Vamos ter atividades letivas todos os dias úteis da semana, de manhã até ao final da tarde, por blocos, do 1.º aos 9.º anos”.

    No ensino secundário, o primeiro-ministro admite aulas presenciais, mas a decisão ainda não está tomada. por causa da pandemia de Covid-19.

    “Hoje, ainda não é possível tomar essa decisão e iremos continuar a acompanhar a evolução da situação para podemos confirmar, se e quando, se iniciarão, em segurança, as aulas presenciais do 11.º e 12.º anos”, disse António Costa.

    O calendário de exames do 11.º e do 12.º anos foi adiado, sendo que, a primeira fase decorrerá entre 6 e 23 de julho e a segunda fase entre 1 e 7 de setembro. Assim sendo, a atividade letiva pode estender-se até 26 de junho, revelou o primeiro-ministro.

    Relativamente às aulas presenciais, só haverá para as 22 disciplinas que são sujeitas a exame específico para o acesso ao ensino superior, sendo que as restantes disciplinas deverão ser ministradas à distância.

    Os docentes e trabalhadores não docentes que integrem algum grupo de risco devem ser dispensados do serviço letivo presencial.

    Os alunos só realizarão os exames de que necessitam para o acesso ao ensino superior, segundo António Costa revelou.

    Relativamente à educação pré-escolar, o primeiro-ministro disse que é ainda prematuro definir um prazo seguro para a sua reabertura.

    Em relação ao acesso ao Ensino Superior, o calendário será alterado, sendo adiado mais do que uma semana, mas esta alteração terá ainda de ser feita pela Direção-Geral do Ensino Superior, reforçou.

    As aulas do Ensino Superior, não podem ser retomadas de forma presencial enquanto houver estado de emergência e, depois disso, caberá a cada universidade decidir.

    Partilhar
    covid-19 Ensino

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.