Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual Covid-19

    Covid-19. Vacinação de idosos com doenças arranca para a semana em Vale de Cambra

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosFevereiro 12, 2021Updated:Fevereiro 12, 2021Sem comentários3 Mins Read

    O Agrupamento de Centros de Saúde Aveiro/Norte do qual faz parte Vale de Cambra tem um ponto de vacinação em S. João da Madeira e é neste local que a população idosa com doenças vai ser vacinada na próxima semana, revelou hoje ao Voz de Cambra, o diretor do ACeS, Miguel Portela. 

    Para a semana vai começar a operação de vacinação contra a covid-19 no grupo dos idosos a partir dos 80 anos – serão imunizados primeiro apenas os que têm doenças.  

    “Nesta fase iremos centralizar a vacinação em São João da Madeira, no Centro de Saúde”, frisou hoje o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde Aveiro/Norte. 

    Miguel Portela lembra ainda que, em paralelo com esta nova fase de vacinação, irão continuar a ser vacinados as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e as corporações de bombeiros.

    Os utentes vão ser contactados a partir da próxima semana e, “provavelmente” diretamente pelo ACeS, revela o diretor.

    Miguel Portela lembra que irão começar pelos mais velhos das listagens e que, por isso, a idade será a prioridade.

    “Como o ACeS trabalha como um todo, a selecção dos utentes será por idade” acrescenta. 

    Relativamente a quantas pessoas irão ser vacinadas, o responsável lembra que ainda é prematuro divulgar, sendo que o Agrupamento de Centro de Saúde, que integra os concelhos de S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, ainda se encontra a avaliar as vacinas que vão receber.

    Recorde-se que Vale de Cambra já vacinou a população dos três lares de idosos: Santa Casa da Misericórdia, Fundação Luiz Bernardo de Almeida e Centro Social e Paroquial S. João Batista de Cepelos e que, esta semana, começou a vacinar os Bombeiros Voluntários. 

    O coordenador do grupo de trabalho, responsável pela execução do plano nacional de vacinação contra a covid-19, Francisco Ramos, já tinha dito que, nesta nova etapa da primeira fase que inclui vários grupos prioritários, a operação vai começar pelos idosos a partir dos 80 anos e doenças associadas, ficando para mais tarde as pessoas a partir dos 50 anos com patologias mais graves. 

    O país está na primeira fase do plano nacional de vacinação, que teve início no dia 27 de Dezembro do ano passado.

    A primeira fase é destinada aos grupos de maior risco, aos profissionais da linha da frente no combate à pandemia, bem como aos profissionais e utentes de lares e instituições de redes de cuidados continuados. Pessoas com mais de 50 anos e com doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica também são elegíveis para a primeira fase de vacinação.

    Mais recentemente, foram acrescentados os idosos com 80 ou mais anos a este primeiro grupo, bem como os titulares de órgãos de soberania e altos cargos com funções no quadro do estado de emergência.

    Portugal espera vacinar um total de 1,6 milhões de portugueses com as duas doses da vacina.

    Partilhar
    ACeS Aveiro Norte covid-19

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.