Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual Entrevista

    Ricardo Caetano lança este sábado livro de poemas em evento virtual

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosMarço 20, 2021Updated:Março 20, 2021Sem comentários3 Mins Read

    Evento de lançamento de “100 Palavras” é realizado este sábado, às 18h e transmitido nas redes sociais. “Escrever é uma parte de mim, faz parte do meu ser, diria que é como uma terapia, é um transpor de sentimentos”, define o autor em entrevista ao Voz de Cambra. 

    Repleto de poemas originais que abordam temáticas do cotidiano, de sentimentos, experiências pessoais e outras que lhe foram confidenciadas, o livro “100 Palavras”, do valecambrense Ricardo Caetano, será lançado virtualmente neste sábado, às 18h, através da editora “Codel D’Prata”. O evento será transmitido online em https://fb.me/e/amVo9Sfld, devido às restrições da pandemia. “100 Palavras” é o primeiro livro lançado por Ricardo Caetano que há muito encontrou na escrita e, sobretudo na poesia, uma forma de transmitir os seus sentimentos mais profundos que guarda desde muito cedo e que agora quer dar a conhecer ao mundo. Nascido em Vale de Cambra, o jovem autor do livro também é empresário na área dos cosméticos e pretende continuar a dar asas à imaginação e continuar a escrever mais poesia e não coloca de parte outro tipo de escrita. 

    Porquê “100 Palavras”?

    Desde que me convenceram a tentar lançar o livro que eu tive bem presente que queria que o título fosse este. Primeiro, porque queria criar a ideia de que espero que os leitores fiquem “sem” palavras, por se identificarem com um ou outro poema e sintam-no como se fossem deles. Depois, porque o livro é composto por 100 poemas e o primeiro poema é composto propositadamente por 100 palavras.

    Qual o objetivo de escrever um livro?

    Diria que não escrevo com um objetivo propositado. Desde bem cedo, ainda em tenra idade, que encontrei na escrita uma forma de lidar com problemas e ansiedades, com sentimentos sem permitir que influenciassem pela negativa o meu dia a dia. Por vezes, tenho uma ideia que fica na cabeça e anoto-a, outras vezes ando um a dois dias a meditar nessa ideia e, quando finalmente vou para escrever, é como se o mundo à minha volta parasse e só volto à realidade depois de o acabar de escrever.

    O que significa para si escrever poesia?

    Escrever é uma parte de mim. Faz parte do meu ser. Diria que é como uma terapia. É um transpor de sentimentos. Confesso que, durante muito tempo, era uma parte reservada, bem escondida porque receava a reação das pessoas. Hoje, percebo que as reações são de surpresa e espanto por saberem que eu escrevo, mas muito mais quando lhes digo que escrevo poesia. Mas, hoje em dia, já aceito bem isso. Acredito que muitas pessoas associam o escrever a alguém doutorado, professor ou então a algum lunático…

    Qual o público alvo deste livro?

    Eu diria que o público alvo acaba por ser um pouco de todos nós, pois todos amamos, sofremos, sonhamos… Abordo temas como a morte, medo, o bullying, a esperança…Como disse a um poeta, que tem alguns poemas premiados, eu não escrevo para poetas, escrevo para ser lido pelo povo.

    Quais são as suas influências literárias?

    Tenho como maior influencia, a Florbela Espanca, mas também Charles Chaplin, Voltaire, Vinícius de Moraes, Pablo Neruda, Sophia de Mello Breyner, um pouco de Al Berto.

    Partilhar
    Livro "100 Palavras" Ricardo Caetano

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.