Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual VALE A PENA

    Alice Lopes vai subir os Pirinéus e representar Felgueira, Vale de Cambra e Portugal no Campeonato Mundial de Skyrunning

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosJulho 4, 2021Updated:Julho 4, 2021Sem comentários3 Mins Read

    É já no dia 11 de julho que Alice Lopes vai disputar o campeonato mundial da modalidade numa prova que vai levar a atleta a subir a montanha dos Pirinéus, em representação da Associação da Felgueira, Arões, Vale de Cambra e Portugal. 

    Alice Lopes, é campeã nacional de Skyrunning em 2019 e representa a modalidade federada da Associação Desportiva e Cultural da da Felgueira (ADCF), Arões, em Vale de Cambra. 

    A Serra da Freita, reúne as condições técnicas do percurso e é “o melhor lugar de Portugal para treinar” para este campeonato, disse a atleta, em entrevista ao Voz de Cambra, mas admite que enfrentar uma subida até 2600 m (nos Pirinéus) vai ser um desafio e a maior dificuldade. 

    Trata-se de uma cadeia de montanhas que forma uma barreira alta e acidentada entre Espanha e a França. As montanhas dos Pirinéus  estendem-se por 430 quilómetros e muitas delas têm mais de 2.740 metros de altura.

    Mesmo assim, Alice Lopes está confiante nos resultados que pode obter e garante que vai dar o seu melhor e que vai “correr com garra e foco”. 

    A atleta corre há mais de 20 anos em estrada, ja fez inúmeras maratonas e, depois do nascimento do filho, resolveu experimentar montanha, modalidade em que foi apostando, com o apoio da Associação da Felgueira, em Arões, que já tinha criado, em 2013, a atividade Skyrunning. 

    A modalidade ganhou outro patamar, em 2017, com a primeira competição oficial e federada e a iniciativa FreitaSkyrunning, uma parceria com a Câmara Municipal de Vale de Cambra e em cooperação com várias instituições públicas e privadas. 

    A prova consiste em atravessar dois concelhos, Vale de Cambra e Arouca, onde os atletas percorrem os trilhos do Vale Mágico, do Geoparque e das Montanhas Mágicas. Tudo isto na Serra da Freita, a 1100 m de altitude.

    Alice Lopes considera que esta atividade precisa de mais apoio para “chegar a mais gente e mais longe”.  

    “Este ano o FreitaSkyrunning é dia 2 e 3 Outubro e com a ajuda de todos podemos elevar esta grandiosa prova, que tem tudo para ser uma prova de referência a nível nacional e internacional”, frisou. 

    Com 40 anos história e associativismo, para ADCF ver a sua campeã Alice Lopes a representar o país no campeonato mundial é “uma referência e um incentivo” para todos os que fazem parte da modalidade e para todos os que se quiserem juntar a ela. 

    “É um ponto alto para o desporto em Vale de Cambra, numa modalidade em que o nosso município tem excelentes condições para a sua prática, também exemplo disso, é a nossa prova FreitaSkyrunning, uma competição federada, e que pontua a nível nacional e internacional”, referiu José Ferreira, presidente da Associação, em declarações ao Voz de Cambra. 

    O responsável acredita que é possível Alice Lopes ser campeã mundial de Skyrunning e acredita que essa será também a vontade de todos os portugueses. 


    O que é Skyrunning?

    Uma prova de Skyrunning é uma corrida particularmente exigente e de elevada dificuldade técnica, que se aproxima do alpinismo e tem como objetivo o cume dessa montanha. Uma corrida desta modalidade sai de uma localidade, vai ao topo da(s) montanha(s) e regressa ao local de partida. As paisagens escolhidas são sempre escolhidas pelos seus espaços naturais de particular interesse, o que implica, normalmente, que a preservação e o respeito pela natureza deverão estar sempre salvaguardados. 

    Partilhar
    “Freita Skyrunning” Alice Lopes Associação Desportiva e Cultural da Felgueira Skyrunning

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.