Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual Opinião

    Maria José Gomes: “Urge implementar políticas demográficas direcionadas para o rejuvenescimento da população”

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosNovembro 10, 2021Updated:Novembro 10, 2021Sem comentários3 Mins Read

    Docente de Geografia, no Agrupamento de Escolas do Búzio, Maria José Gomes faz uma análise aos dados dos Censos 2021 e refere que é urgente implementar políticas demográficas direcionadas para o rejuvenescimento da população.

    No âmbito geográfico da Área Metropolitana do Porto, Vale de Cambra é dos municípios com menor densidade populacional (144 hab./Km2). Apenas o concelho de Arouca apresenta um valor inferior. A nossa densidade populacional contrasta com todos os concelhos limítrofes, sendo que São João da Madeira se destaca com valores significativamente superiores (2 772 hab./Km2). É o terceiro município com maior densidade populacional, a seguir ao Porto e a Matosinhos, respetivamente.

    Vale de Cambra segue o padrão de retração demográfica de Portugal, mas de forma mais acentuada. À data de referência dos censos 2021, o nosso país conta com 10 347 892 residentes, o que representa um decréscimo de 2% face a 2011, enquanto o concelho registou uma perda de 6,9%. Para além do número de indivíduos há que olhar para a estrutura etária da população valecambrense que testemunha, na atualidade, um concelho grisalho. Uma das características mais evidentes da evolução demográfica do concelho ao longo das últimas décadas tem sido o duplo envelhecimento, ou seja, o decréscimo da população jovem e o aumento da proporção de idosos.

    Esta realidade demográfica, que segue a tendência do país, acarreta um conjunto de implicações sociais e económicas para o concelho que é imperativo resolver. Para contrariar este cenário e promover o desenvolvimento sustentável do território urge implementar políticas demográficas direcionadas para o rejuvenescimento da população, nomeadamente, medidas de incentivo à natalidade, à imigração, mas também, à permanência dos atuais residentes.

    Poderão ser exemplo destas medidas as seguintes iniciativas: apoios financeiros atribuídos a cada nascimento ou adoção em agregados familiares residentes e recenseados no concelho de Vale de Cambra; apoios às famílias nas despesas da educação; parcerias com as empresas, tornando-as mais “amigas da família”; promoção e mediação de protocolos entre os setores académico e empresarial, no sentido de ajustar a oferta educativa e formativa às necessidades do mercado de trabalho concelhio; investimento em percursos de educação e formação de jovens adultos; benefícios fiscais para as famílias em função do número de filhos; ao nível dos equipamentos coletivos, aposta no desporto, na cultura e nos serviços sociais de saúde; ao nível de habitação, criação de condições para aumentar a construção e a oferta de habitação a preços competitivos, etc. Estes são apenas alguns tópicos que permitiriam alterar a situação.

    Vale de Cambra não tem uma verdadeira política de habitação, cultura, saúde, desporto, turismo, etc., e é isto que a população precisa, é isto que a população procura. Os municípios vizinhos, que melhor servem a população nestes contextos de vida, serão o destino de acolhimento da nossa gente. Vale de Cambra está dotado de condições naturais, infraestruturais, empresariais, entre outras, capazes de promover boas condições de vida aos valecambrenses e a outros que nos procurem, assim como proporcionar dinamismo económico.

    Haja estratégia de desenvolvimento, criem-se elos fortes de ligação com o tecido empresarial, criem-se condições para que, quem tão generosamente luta para desenvolver a atividade desportiva, consiga ver resultados e o seu trabalho reconhecido. Considerem-se, estas medidas, um investimento em prol do nosso concelho e não só e apenas uma fonte de despesa. Vale de Cambra tem tudo para vingar, Vale de Cambra está a “dois passos” do Porto, sede da nossa área metropolitana. Vamos todos colaborar por um concelho de eleição para viver”.

    Partilhar
    Censos 2021 Maria José Gomes

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.