Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Agenda Atual

    ACAB lança livro que retrata drama dos mineiros do volfrâmio e vida de emigrantes da autoria de Alberto Bastos 

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosDezembro 28, 2022Updated:Dezembro 28, 2022Sem comentários3 Mins Read

    As duas peças de teatro: “Volfrâmio: Suor o deu, miséria o levou” e “Diáspora Cambrense”, da autoria de Alberto Bastos, ficarão agora eternizadas em livro, editado pela Associação Cívica Alberto Bastos em parceria com a Câmara de Vale de Cambra. A apresentação da obra ficará a cargo do valecambrense, médico, escritor e pintor Adão Cruz e do professor Júlio Marques e vai acontecer no dia 7 de janeiro, pelas 17h, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra.

    Cristina Maria Santos 

    “Volfrâmio: “Suor o deu, miséria o levou” já foi peça de teatro, representada pelo autor e encenador Alberto Bastos, em 2016. A história ficará agora eternizada em livro.

    Em vida, Alberto Bastos lembrou, em entrevista ao Voz de Cambra, que esta peça resultou de um trabalho de longa pesquisa, onde entrevistou alguns idosos que sobreviveram ao drama de outrora. 

    “Encarnamos alguns Castelonenses que “estoiraram” nas minas de Rio de Frades na década de 40, auge da II.ª Guerra Mundial, como José Martins de Pinho (futuro sargento-ajudante da Marinha) e o Manel “Caniço” que regressou contaminado com silicose. Em Nogueira do Cravo, íamos no final do 3.º acto, e bebíamos umas “malgadas” a jogar suecada num tasco de Arouca: – Fogo e navalhada! Se alguém faz mais batota eu estripo um! Dizia o Caniço, a naifa em punho, e, com o entusiasmo, esqueceu-se de tossir. Então, e também “perdido”, o colega mineiro Albano: – Ó Berto, então hoje não tosses? E o Caniço, “ronca-lhe”: – Ó Albano, tu stás bêbado, ou quê?! Eu sou o Manel, o Caniço!… De imediato três tossidelas, puxa do lenço que leva à boca e ao nariz e vê-se-lhe sangue… Refira-se que neste drama histórico-biográfico, baseado em factos reais, trabalharam 4 elementos da mesma família: Ermelinda Gomes, António José Gomes (marido), António Jorge (filho) e Carolina Costa (neta)”, explicava pormenorizadamente o encenador. 

    A peça de teatro “Diáspora Cambrense” também será retratada neste livro e conta a vida dos valecambrenses emigrantes. Alberto Bastos escreveu esta peça em homenagem ao seu falecido pai, tendo sido também ele emigrante.

    Alberto Bastos faleceu no dia 1 de janeiro de 2022. Tinha 74 anos, mais de 50 dedicados à escrita e ao teatro, onde representou mais de 200 papeis diferentes.

    Este é o primeiro evento em homenagem póstuma ao indivíduo, ao cidadão e ao artista Alberto Bastos, explicou a Associação Cívica Alberto Bastos, criada e apresentada em dezembro deste ano e que conta com a parceria da Câmara de Vale de Cambra.  

    A Associação – sem fins lucrativos e com sede em S. Pedro de Castelões, freguesia de onde era natural Alberto Bastos – pretende dar continuidade à sua obra, nos planos cultural, social, cívico e desportivo e promover, nas gerações mais novas, o sentido de envolvimento e a sua intervenção na vida comunitária. 

    Durante o ano de 2023, a Associação, em parceria com o Município, vai organizar eventos culturais e desportivos, tais como: um Prémio Literário, um Prémio de Atletismo e, ainda o Festival de Teatro ENTRAI Alberto Bastos. 

    Partilhar
    Alberto Bastos Associação Cívica Alberto Bastos

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.