Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Agenda Atual Desporto

    Diretor-geral da Educação em Vale de Cambra: “O Desporto Escolar é motor de desenvolvimento e promoção da prática regular do desporto” 

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosMarço 11, 2023Updated:Março 11, 2023Sem comentários3 Mins Read

    O primeiro dia do Corta-mato Nacional Escolar ocorreu esta sexta-feira com a chegada das comitivas e culminou na festa da abertura oficial no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra. Presentes estiveram centenas de alunos, oriundos de todo o país, que vêm competir para o apuramento nas fases da competição, levadas a cabo ao nível de Escola local e regional.

    Vale de Cambra acolhe uma das mais importantes provas desportivas do Desporto Escolar e, nesta sexta-feira, recebeu as comitivas que estabeleceram os primeiros convívios entre os alunos. O dia começou com os últimos preparativos e envolveu professores, voluntários e colaboradores da Câmara de Vale de Cambra e as escolas do concelho. O dia terminou com a festa da abertura oficial do evento. 

    A cerimónia de abertura do Corta-mato Escolar ocorreu no Pavilhão Municipal, que juntou alunos, professores, familiares e entidades convidadas, representativas de diversos contextos, educativos, desportivos e da comunidade local.

    O evento contou com um espetáculo, com coreografias e momentos musicais, que transmitiram mensagens centradas na paz, nos valores do respeito e na igualdade de oportunidades para todos.

    Presente nesta cerimónia, esteve o diretor-geral da Educação, Pedro Cunha,  que enalteceu o trabalho de todos os professores e das escolas e do Desporto Escolar, enquanto “motor de desenvolvimento e de promoção da prática regular do desporto”. 

    Pedro Cunha desafiou ainda os alunos a “contagiarem as suas famílias a praticarem mais atividade física e desportiva”. 

    O diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, reconheceu o papel do Desporto Escolar na inclusão e na integração e salientou também o papel dos professores na afirmação dos valores do Desporto Escolar.

    Ambos referiam-se ao apoio prestado pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, para a realização do evento, contribuindo para fomentar o compromisso de valorizar o Desporto Escolar.

    O presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro mostrou-se satisfeito pelas entidades organizadoras – direção-geral de Educação e direção-geral dos Estabelecimentos Escolares, terem escolhido a cidade de Vale de Cambra para a realização deste Corta-mato Escolar, e salientou a importância para o concelho, em acolher estes eventos desportivos. José Pinheiro sublinhou ainda o contributo das autarquias para o desenvolvimento desportivo do país.

    Neste sábado, a competição começou logo pela manhã, no Parque da Cidade Dr Eduardo Coelho, com a participação de cerca de 900 alunos, vindos de todo o país. 

    O Corta-mato Nacional Escolar é uma organização das Direções-gerais atrás referidas, através da estrutura do Desporto Escolar, contando com uma complexa preparação que envolve mais de 300 professores e muitas centenas de funcionários dos agrupamentos de escolas que receberam os alunos participantes.

    Partilhar

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.