Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Teatro e poesia no concurso de homenagem a Alberto Bastos

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosAbril 11, 2023Updated:Abril 11, 2023Sem comentários2 Mins Read

    Um serão dedicado ao teatro e à poesia. Foi o que aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 24 de março, numa iniciativa que quis assinalar o Concurso de Poesia 2023, este ano em homenagem ao professor Alberto Bastos. O encontro serviu ainda para revelar os premiados de cada categoria do concurso.

    Num evento organizado pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, pela Associação Cívica Alberto Bastos (ACAB) e pelo Agrupamento de Escolas de Búzio, o teatro e a poesia fizeram parte do serão cultural, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra. 

    No evento – que contou com a presença do presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro e da vereadora da Cultura, Mónica Seixas, bem como dos representantes da recém criada Associação Cívica Alberto Bastos – decorreu também a revelação dos premiados do Concurso de Poesia.

    Distribuído por categorias, os vencedores da Categoria A, do 2º e 3º CEB foram: Em 1º lugar  ficou o poema “Crescer”, de Alice Pinheiro Gomes, “considerando a sua originalidade e a expressão poética das vivências adolescentes”; em 2º lugar, o poema “Bailam flores”, da autora Lara da Silva e Quental, “pela leveza do ritmo, a musicalidade e as relações intertextuais que se estabelecem com a obra homónima de Alberto Bastos”; e em 3º lugar, ficou o poema “A Arte”, do autor João Nunes Rocha, “com o carácter pessoal do tema escolhido e o elogio da dimensão criativa da vida”.

    Já os vencedores da Categoria C, para mais de 18 anos foram: em 1º lugar, o poema “Ferida”, do autor Paulo Alexandre Costa, “tendo em conta a intensidade da dimensão simbólica, a originalidade das imagens e a abertura a múltiplas leituras”; em 2º lugar, o poema “Mãe”, de Fernando Ribeiro, “considerando a emoção contida, a musicalidade e a originalidade das metáforas”; e em 3º lugar, o poema “Recados de alma”, do autor Luís Filipe Lopes, “pela técnica revelada no cultivo do soneto, pela dimensão crítica e mensagem de grande atualidade”.

    Na Categoria B, o júri considerou que, de acordo com o ponto sete do Regulamento Interno, não havia lugar para atribuição de qualquer prémio, uma vez que houve apenas seis participantes, nesta categoria.

    Partilhar
    Agrupamento de Escolas do Búzio Associação Cívica Alberto Bastos Câmara Municipal de Vale de Cambra

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.