Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Misericórdia de Vale de Cambra aumenta oferta na área da infância com construção da Creche do Cabeço

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosJulho 24, 2023Updated:Julho 24, 2023Sem comentários3 Mins Read

    O novo espaço dedicado à primeira infância é financiado pelo PRR em cerca de 406 mil euros e surge como resposta à “intensa procura” de creche no concelho de Vale de Cambra. A obra estará pronta no prazo de um ano. 

    A benção da primeira pedra da Creche – situada no lugar do Cabeço, em S. Pedro de Castelões, em terreno próprio, doado pela benemérita Albertina de Almeida – foi realizada este sábado 22 de julho, pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares. 

    O novo equipamento vai ter capacidade para 42 crianças dos zero aos três anos e terá a particularidade de ser uma creche bilingue, um objetivo da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, que pretende promover também o ensino da língua inglesa. 

    Com um investimento total estimado em cerca de 649 mil euros, dos quais 406 mil euros são financiados pelo Plano de Resolução e Resiliência (PRR), que tem como objetivo de promover a natalidade, autonomia e a conciliação entre a atividade profissional e a vida pessoal e familiar bem como a coesão social e territorial. 

    Desde 2006 que a creche de Burgães tem acolhido crianças dos quatro meses aos três anos, sempre com lista de espera. A Instituição prevê que a segunda creche esteja pronta daqui a um ano ou menos, para colmatar a falta de resposta desta valência no concelho. 

    “É um marco no nosso compromisso contínuo de estar ao lado da nossa comunidade, quando ela precisa. E as listas de espera indicam-nos do desespero dos pais em arranjar colocação para os filhos em período laboral”, referiu o provedor, António Pina Marques, durante a cerimónia.

    António Pina Marques lembrou ainda que, em Vale de Cambra nunca se registou tanta procura e que “as famílias vêem-se na contingência de não poderem trabalhar para cuidar das suas crianças”.

    Aa cerimónia contou com a presença do representante do diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, Benjamim Bastos, do vice-presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, António Alberto Gomes, do Padre da Paróquia de São Pedro de Castelões, Luís Gonçalves, da representante do presidente da Assembleia Municipal de Vale de Cambra, Rosária Tavares, do presidente da junta de freguesia de São Pedro de Castelões, Sérgio Soares, do presidente da assembleia de freguesia, Abel Soares e do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, António de Pina Marques e vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, Abilio Ferreira e presidente da assembleia geral da Santa Casa, José Soares.

    A cerimónia terminou com a atuação das crianças do coro infantil da Misericórdia de Vale de Cambra.


    Leia a notícia na integra, no jornal impresso! Em breve nas bancas!

    Partilhar
    Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.