Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Margarida Negrais reune em “Gramática das imagens” poesia composta ao longo da vida 

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosSetembro 27, 2023Updated:Setembro 27, 2023Sem comentários3 Mins Read

    Não se trata de uma estreia na poesia, porque, na realidade, ela sempre a acompanhou ao longo da vida. Margarida Negrais compilou em livro o que foi escrevendo durante anos e lançou, no dia 23 de setembro, a obra“A gramática das imagens”, um evento que teve lugar na Cooperativa Árvore, no Porto. 

    “Para ganhar impulso para este gesto foi determinante a opinião de familiares e amigos próximos que me foram incentivando fortemente”, revelou a professora, escritora e poeta Margarida Negrais, em entrevista ao Voz de Cambra. 

    “A Gramática das imagens”, com prefácio de José Carlos Seabra Pereira, foi apresentado pela professora Maria Luísa Malato e a sessão contou com as intervenções de Nassalete Miranda, do leitor de poesia Isaque Ferreira e da compositora interprete Fátima Neto. 

    A presidir ao evento, esteve o ilustrador do livro, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa José Emídio e, assistiu à cerimónia, o marido da autora, Levi Guerra, também ele ilustrador deste e de outros livros da autora. Levi Guerra é Professor Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, médico, escritor e pintor.

    Tal como outros livros que já escreveu, também este não tem um público alvo definido. “Faço-o sim conforme aquilo que em determinados momentos me move preferencialmente”, afirmou Margarida Negrais. 

    A autora já escreveu vários livros, para o público infanto-juvenil; mas também um romance, que participa de um género híbrido, que se aproxima mais da biografia; e um livro em diálogo sobre o rim artificial (a diálise). 

    Admite, que escrever histórias curtas, crónicas do quotidiano são aquelas para onde vai a sua tendência, o seu gosto pessoal e, quem sabe, um dia virá a fazer uma coletânea com alguns desses contos e publicá-la, revelou. 

    Natural de Vale de Cambra, Margarida Negrais, escreve com regularidade crónicas no jornal Voz de Cambra e já escreveu em outras publicações regionais, entre as quais, é colaboradora do jornal cultural “As Artes entre as Letras”, do Porto.

    À pergunta, o que ainda lhe falta explorar a nível de escrita, a autora responde que não tem nada pré-determinado, que aguarda “os sinais” e espera para ver onde a leva o caminho.

    A valecambrense não sabe se virá apresentar a sua mais recente obra na sua terra natal, mas revela que “é sempre saboroso ir à nossa terra levar o fruto do nosso trabalho, porque o que quer que eu seja hoje, de alguma forma sou produto dela”, admitiu.

    “As minhas raízes beberam e bebem ainda, apesar de alguma distância física, desse vale”, acrescentou. 

    A edição “A Gramática das imagens” é de 100 exemplares, mas a autora lembrou que a editora “Letras e Coisas”, poderá vir a disponibilizar exemplares para o público de Vale de Cambra, se assim se proporcionar. 

    Biografia 

    Margarida Negrais começou por escrever os livros: “Histórias de Bichos” e “Mig, a formiga comodista”, para o público infando-juvenil; seguiu-se a participação nos livros: “O Museu e eu”, um projeto da Câmara do Porto; o livro “Contos do Vale”, editado pela Câmara de Vale de Cambra; o livro “Sem segredos”, uma ideia que partiu do Hospital Veterinário Montenegro, no Porto; foi co-autora com o professor Levi Guerra, do livro “O Rim Artificial – Uma História de Afetos”; o livro “Luzia – da Humanidade à Benemerência”, editado pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, em parceria com o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes; contou a história de Vale de Cambra em “o Vale, um bem de raiz” e, a mais recente obra, “A Gramatica das Imagens”. 

    Partilhar
    Margarida Negrais

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.