Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Cepelos recebe primeira sessão de informação do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas 

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosSetembro 27, 2023Updated:Setembro 27, 2023Sem comentários5 Mins Read

    “Com este projeto, investimos nas pessoas da nossa terra”, sublinhou esta quarta-feira, a vereadora da Câmara de Vale de Cambra, com o pelouro da Ação Social, Mónica Seixas, naquele que foi o primeiro encontro com a população de Cepelos, que serviu para dar a conhecer os vários projetos que estão a ser implementados na freguesia e no concelho, no âmbito do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas. A sessão serviu ainda para apresentar os vários parceiros do Plano, financiado em cerca de 3,5 milhões de euros, pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que iniciou este ano e termina em 2025. 

    Cristina Maria Santos 

    “Este é um financiamento para o Município aplicar nas pessoas do concelho”, explicou hoje a vereadora, na sede da junta de Cepelos, para uma plateia com as “forças vivas” da freguesia. 

    O investimento de 3,5 milhões de euros, financiados pelo PRR, vai ser feito em várias áreas da Ação Social, onde a Saúde Mental tem prioridade, através dos projetos “Valoriza-te”, levado a cabo pela Câmara Municipal de Vale de Cambra e a Cruz Vermelha – Delegação de Vale de Cambra e o “Sentir”, da responsabilidade da CASMI – Centro Avançado de Saúde Mental e Investigação, sediado em Vale de Cambra.  

    “Vamos avaliar o estado de saúde mental e bem estar das pessoas que sofrem de doenças mentais, mas também vamos conhecer o estado de saúde mental das crianças, adolescentes e jovens do concelho e, posteriormente criar respostas, permitindo a sua inclusão no mercado de trabalho e na sua vida social”, referiu Mónica Seixas. 

    Mas não é só na Saúde Mental, que o Plano incide. Projetos como “Imparidades”, liderado pela Cooperativa Focus, C.R.L. especialista na oferta de projetos de vida individualizados aos indivíduos portadores de perturbações globais do desenvolvimento e espetro de autismo, que pretende promover a inclusão social de pessoas com deficiência e/ou incapacidade. O projeto da Câmara de Vale de Cambra – “Promoção da Saúde”, pretende também promover a saúde humana, através da alimentação, nutrição e psicologias às problemáticas da ingestão alimentar desajustada e consumos excessivos e álcool, principalmente nos mais jovens. 

    A responsabilidade por garantir o planeamento das operações e a elaboração do plano global de comunicação é de uma equipa liderada por André Cardoso, que vai acompanhar e monotorizar o projeto, desde o Centro de Transportes de Vale de Cambra. 

    “Estamos sempre disponíveis para receber a população, que nos pode ajudar a sinalizar situações relacionadas com os projetos”, referiu André Cardoso. 

    Apesar da sede do Projeto se situar no centro da cidade de Vale de Cambra, as sugestões e sinalizações, podem também ser feitas nas juntas e freguesia. 

    A junta de freguesia de Cepelos, por exemplo, servirá também de sede para a “Casa da Comunidade” para aí desenvolver o Projeto “Caminhos de Coesão”, que terá inicio com uma sessão de auscultação à comunidade, já no dia 30 de outubro, pelas 18h30. Aqui, irão ser desenvolvidas, durante o ano, “Tardes Recreativas”, “Ateliê Saber” e “Arte e Teatro”, um projeto levado a cabo pela Câmara Municipal de Vale de Cambra e o parceiro Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG). 

    A Câmara Municipal de Vale de Cambra e os seus parceiros desafiam a comunidade a participar no Projeto, através do email:  pacdvaledecambra@gmail.com. 

    O objetivo passa por auscultar a população do concelho, para dar respostas sociais “inovadoras e inclusivas” e assim combater as desigualdades e a destacar as respostas de proximidade, informa a Câmara de Vale de Cambra, que partiu hoje para a primeira sessão de informação sobre o Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas (PACD) e que segue, durante o mês de setembro e outubro, para as restantes freguesias do concelho. 

    Plateia com “forças vivas” da freguesia de Cepelos
    Da esq para a dir: Vereadora da Ação Social da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas, coordenador do Projeto, André Cardoso e presidente da FOCUS, Fernando Barbosa
    Da esq para a dir: Vereadora da Ação Social da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas, coordenador do Projeto, André Cardoso e, da CASMI, Sónia Vide e Estela Bastos
    Da esq para a dir: Vereadora da Ação Social da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas, coordenador do Projeto, André Cardoso e, da ADRIMAG, equipa liderada por João Carlos Pinho
    Da esq para a dir: Vereadora da Ação Social da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas, coordenador do Projeto, André Cardoso e a equipa da Delegação da Cruz Vermelha de Vale de Cambra, liderada por Ricardo Nogueira

    Datas das ações de informação nas freguesias:

    – 27 de setembro de 2023 (18:30h): Sede da Junta de Freguesia de Cepelos;

    – 29 de setembro de 2023 (18:30h): Sede da Junta de Freguesia de Macieira de Cambra;

    – 4 de outubro de 2023 (18:30h): Centro Cívico de Rôge;

    – 10 de outubro de 2023 (18:30h): Sede da Junta de Freguesia de Junqueira;

    – 12 de outubro de 2023 (18:30h): Sede da Junta de Freguesia de Arões;

    – 17 de outubro de 2023 (18:30h): Sede da Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões;

    – 19 de outubro de 2023 (18:30h): Centro Cívico de Codal I União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho.

    Partilhar
    ADRIMAG C.R.L. Câmara Municipal de Vale de Cambra Cooperativa Focus Delegação de Vale de Cambra da Cruz Vermelha portuguesa PACD Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas PRR

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.