Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Agenda Atual

    Há uma Biblioteca no Jardim Literário da Corga na aldeia de Pontemieiro

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosOutubro 4, 2023Updated:Outubro 4, 2023Sem comentários2 Mins Read

    Pontemieiro, aldeia da freguesia de Junqueira, vai inaugurar, este sábado, dia 7 de outubro, uma Biblioteca, que fica no Jardim Literário da Corga, um projeto da Associação dos Amigos da Pontemieiro, que pretende, entre outros objetivos, promover o gosto pela leitura e preservar e documentar a cultura local. 

    Cristina Maria Santos 

    “O que tenho de fazer para levar um livro da Biblioteca? Não tens de fazer nada, apenas traz um livro e troca-o por outro de que gostes!”, explica a Associação dos Amigos da Pontemieiro (AAP), na divulgação da criação de uma Biblioteca, construída no Jardim Literário da Corga, num ambiente rural e propício a “boas leituras”. 

    O projeto pretende mobilizar a população da aldeia para um conjunto de iniciativas que passam pela troca de livros, mas também pelo convívio e dinâmicas que pretendem juntar o passado e o futuro. 

    “Acreditamos que as novas dinâmicas das aldeias têm de passar por esta simbiose entre o futuro e o passado, ou seja, preservar as tradições e o património cultural relacionando-as com novos estilos de vida e de trabalho, fomentando assim uma nova forma de viver e sentir a aldeia”, refere a AAP.

    A aldeia, que se tem caracterizado pela dinâmica de grupo e bem receber, pretende assim promover o gosto pela leitura, preservar e documentar a cultural local, combater o isolamento social, estimular a criatividade e também colaborar com escolas e outras instituições, para enriquecer a aprendizagem. 

    Com o mote “Através de um passado renovado cadabulhamos o futuro”, a coletividade lembra que é importante valorizar as aldeias e as suas gentes. 

    “As aldeias são verdadeiros cadabulhos de conhecimento, que trabalhados e cuidados são autênticas “Portas de acesso ao Conhecimento” e podem desempenhar um papel significativo em várias áreas, se forem devidamente valorizadas e desenvolvidas”, sublinha.

    O objetivo passa por criar, em meio rural, um espaço de expressão cultural e criativa, para melhorar a qualidade de vida da comunidade e promover a inclusão social.

    Em declarações ao Voz de Cambra, a Associação lembra que esta é uma atividade “da aldeia para o mundo”.

    “Pretendemos que não só a população da aldeia da Pontemieiro e das aldeias vizinhas usufruam do nosso Jardim literário e Biblioteca, mas também os visitantes das Montanhas Mágicas. Queremos que seja um espaço de partilha”, explica.

    Partilhar
    Aldeia de Pontemieiro Associação dos Amigos da Pontemieiro

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.