Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Entidades assinam protocolo para promover saúde mental em Vale de Cambra

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosAbril 12, 2024Updated:Abril 12, 2024Sem comentários3 Mins Read

    Foi assinado esta quinta-feira, dia 11 de abril um protocolo entre o Município de Vale de Cambra, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de Cambra e quatro instituições. O programa projeta na requalificação da Casa do Ribeiro, a contratação de profissionais, desenvolvimento e operacionalização de várias ações, algumas já a decorrer.

    Cristina Maria Santos

    O protocolo de colaboração foi feito entre o Município de Vale de Cambra, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de Cambra e quatro instituições: Casa de Saúde de Santa Catarina – CSSC, Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa – ESSNorteCVP, Associação Empresarial de Cambra e Arouca – AECA e a Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga – ULSEDV, para implementar medidas no âmbito da doença mental. 

    Entre as várias medidas, estão a requalificação do património edificado da Casa do Ribeiro, lugar onde se desenvolverão as atividades do projeto e a contratação de profissionais, desenvolvimento e operacionalização das diferentes ações, algumas delas já em andamento.

    As parcerias pretendem promover a cooperação técnica, científica e humana entre as instituições, com o objetivo de aumentar a sinalização e o acompanhamento da população com patologias associadas à saúde mental, bem como promover a (re)integração social profissional, no âmbito do projeto “Valoriza-te”, integrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas de Vale de Cambra. 

    De acordo com o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, a problemática da saúde mental deve ser uma preocupação de todos. O autarca destacou o “profissionalismo e paixão” que encontrou na equipa, do projeto que envolve a saúde, o ensino e várias outras instituições. 

    Também para a vereadora da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas, o sucesso do programa depende muito do esforço e dedicação da equipa e também dos parceiros, que pretendem focar-se na área da saúde mental.

    José Roque, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de Cambra – entidade a quem compete contratar profissionais e desenvolver e operacionalizar as diferentes ações do projeto – destacou o trabalho em equipa que existe desde o início do projeto. 

    A cerimónia de assinatura contou ainda com a presença dos representantes das instituições subscritoras dos protocolos: Miguel Soares, em representação da Casa de Saúde de Santa Catarina, Henrique Pereira, a representar a Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, Abel Oliveira, por parte da Associação Empresarial de Cambra e Arouca e Paulo Diz, em representação da Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga.

    Com este programa, que está inserido no Programa de Ação para as Comunidades Desfavorecidas de Vale de Cambra, as entidades pretendem dar respostas que promovam a autonomia, a estabilidade emocional e a integração social, familiar e profissional da população sinalizada em termos de saúde mental e, por este motivo, afastada da vida social e do mercado de trabalho. 

    Este projeto tem financiamento aprovado até 31 de dezembro de 2025, pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). 

    Partilhar
    AECA Câmara Municipal de Vale de Cambra Delegação de Vale de Cambra da Cruz Vermelha portuguesa Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa - ESSNorteCVP

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.