Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Vale de Cambra inaugura Centro Interpretativo da Serra da Freita na antiga casa do guarda florestal 

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosMaio 19, 2024Updated:Maio 19, 2024Sem comentários2 Mins Read

    A Casa da Cota – também conhecida como antiga casa do guarda florestal – é, a partir deste sábado, o centro nevrálgico de uma estratégia de dinamização do espaço rural. O Centro Interpretativo da Serra da Freita é um espaço destinado a interpretar, refletir e expor o ambiente e a atividade humana no território da Vale de Cambra. Situado na freguesia de Arões, o espaço conta com uma zona interpretativa e uma sala imersiva. Um investimento de 260 mil euros, financiado por fundos comunitários. A iniciativa está integrada nas comemorações do 31.º aniversário da Cidade de Vale de Cambra e das freguesias de s. Pedro de Castelões e Macieira de Cambra a vilas.

    Cristina Maria Santos 

    O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, considerou ser esta mais uma etapa para o desenvolvimento do município enquanto destino turístico sustentável.

    “Pretendemos um concelho mais equilibrado e desenvolvido assente na natureza”, referiu ainda José Pinheiro no momento da inauguração do espaço. 

    A cerimónia, decorreu este sábado e contou com a presença de várias entidades, população e associações que vão ser parcerias nesta estratégia articulada para preservar e dar a conhecer o património natural e fomentar o turismo no concelho. 

    Para além disso, o centro interpretativo da Serra da Freita pretende ser um ponto de encontro de rotas e percursos desportivos, promover e preservar espécies autóctones e também incentivar a criação e valorização da vitela de raça arouquesa.

    A requalificação do espaço – outrora casa florestal, cedido ao Município em 2015 – passou pelo restauro da reconstrução, uma vez que se encontrava em estado de abandono e degradação, para lhe ser conferida uma nova função, de índole sociocultural, através da sua reconversão numa instalação polivalente, aberta à comunidade e aos visitantes. 

    As duas salas que compõem o Centro, estão preparadas para disseminar o conhecimento do património natural e cultural do concelho, com diferentes meios de comunicação que os dão a conhecer e compreender. 

    Notícia em construção…

    Partilhar
    Arões Centro Interpretativo da Serra da Freita Serra da Freita

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.