Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Câmara de Vale de Cambra aposta na educação digital no novo ano letivo

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosSetembro 16, 2024Updated:Setembro 16, 2024Sem comentários4 Mins Read

    À semelhança do ano passado, o apoio da Câmara de Vale de Cambra será feito através da aquisição dos livros de fichas de todos os alunos que frequentam o 1.º ciclo, o apoio aos alunos do 5.º ao 12.º ano no valor de 25 euros, em Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) e, este ano, com a novidade na aposta na educação digital, com a criação de uma sala com equipamento e recursos pedagógicos digitais, na Escola Secundária e na Escola de Dairas, revelou ao Voz de Cambra, a vereadora da Educação, Mónica Seixas.  

    Cristina Maria Santos 

    “A grande novidade deste ano é equipar uma sala do futuro para a educação digital”, sublinhou a vereadora da Educação, da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas. 

    Em declarações ao Voz de Cambra, lembrou que vai haver equipamentos à disposição de alunos e professores para a realização de trabalhos colaborativos e de realidade aumentada, que lhes vai permitir vivenciar experiências ligadas à inteligência artificial. 

    A autarquia beneficiou do financiamento do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADD), que tem como objetivo ser um instrumento que deve favorecer e promover o uso dos meios digitais, tanto nos processos de ensino-aprendizagem, como nos demais processos de gestão do agrupamento, tendo como propósito o desenvolvimento das competências digitais de alunos e professores. 

    Para tal, será criada uma sala do futuro, na Escola Secundária e outra na Escola de Dairas, com equipamento e recursos pedagógicos digitais, que serão partilhados por toda a comunidade educativa. 

    A vereadora referiu-se a uma transformação digital, que servirá para o desenvolvimento profissional de docentes e alunos das escolas do Concelho.

    O objetivo é colocar estas salas a funcionar durante este ano letivo. A Câmara encontra-se, neste momento, a reunir com empresas, a projetar as salas e os seus os equipamentos. 


    Apoios à ação social

    À semelhança do ano letivo anterior, a Câmara de Vale de Cambra vai dar apoio, através da aquisição dos livros de fichas e kits de material escolar de todos os alunos que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico do concelho. São ainda abrangidos todos os alunos que frequentam os restantes ciclos, do 5.º ao 12.º anos, com o valor de 25 euros, destinado a despesas escolares, a carregar no cartão de cada aluno.

    Para além das atividades de complemento curricular (visitas de estudo) para criança do 1.º ciclo dos escalões A e B da ação social escola; a autarquia continuar a apoiar os transportes escolares dos alunos desde o início do ensino básico até à conclusão do ensino secundário e a dar apoio em bolsas de estudo a alunos do ensino secundário ao superior. 

    Em declarações ao Voz de Cambra, a vereadora da Educação salientou também a mobilização de parcerias com instituições locais, como é o caso da FOCUS, especialista na oferta de projetos de vida individualizados a pessoas com Perturbações do Espetro de Autismo (PEA); as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º ciclo e ainda a continuidade do projeto Raízes, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Búzio com o fundamento de dar uma abordagem precoce e preventiva do insucesso escolar, resultando de uma resposta concertada entre os agentes educativos concelhios.

    O ano letivo arranca hoje, dia 15 de setembro com cerca de 2600 alunos. 


    Colóquio “𝐀𝐩𝐫𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫 +: 𝐄𝐪𝐮𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐧𝐚𝐃𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞” 

    O tema 𝐀𝐩𝐫𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫 +: 𝐄𝐪𝐮𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞𝐧𝐚𝐃𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞” foi abordado esta quinta-feira, 12 de setembro, no IX Colóquio da Educação que decorreu no Centro Cultural de Macieira de Cambra, numa organização da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Búzio. 

    Cerca de 150 profissionais da área da educação do concelho de Vale de Cambra assistiram ao colóquio, que deu palco a temas como “inteligência artificial” ou “educação inspiradora”. 

    O painel de oradores contou com nomes do panorama educativo e do crescimento infantil português como é o caso de Joana Monteiro, Tânia Correia, José Moreira e Sofia de Jesus. O evento contou com um ,momento musical do grupo valecambrense “Afonso Portinha e a banda”.

    Partilhar
    Agrupamento de Escolas do Búzio Câmara de Vale de Cambra Educação digital Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADD)

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.