Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga tem nova unidade de Geriatria para cuidados ao doente idoso

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosJaneiro 25, 2025Updated:Janeiro 25, 2025Sem comentários3 Mins Read

    Localizada no Hospital de Oliveira de Azeméis, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Entre Douro e Vouga criou uma nova unidade de Geriatria, constituída por equipa multidisciplinar direcionada para os cuidados específicos e organizados ao doente idoso. A apresentação realizou-se esta sexta-feira e contou com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

    Cristina Maria Santos 

    “A criação da Unidade de Geriatria permite a melhoria dos cuidados prestados à população idosa, aumentar a formação de cuidadores e aumentar a resposta da ULS Entre Douro e Vouga para os doentes agudos”, sublinha a Unidade, em nota de imprensa. 

    A nova unidade terá internamento com 30 camas para doentes geriátricos com patologia aguda ou crónica agudizada, assegurando uma área de terapia ocupacional e ginásio de fisioterapia, mas também terá em funcionamento o internamento com seis camas para orto-geriatria dedicada a população idosa acometida por fratura do colo do fémur. 

    A Unidade assegura a atividade assistencial diferenciada e orientada ao doente idoso e previne ainda a perda funcional e o declínio cognitivo que as agudizações e admissão hospitalar originam. 

    O objetivo passa por diminuir as agudizações com redução das hospitalizações e recorrência ao Serviço de Urgência, bem como diminuir a prescrição de fármacos potencialmente inadequados com redução da polifarmácia e consequentes efeitos laterais ou interações medicamentosas.

    Vai ser feita a orientação dos doentes idosos com fratura do colo fémur com redução das intercorrências e complicações médicas e criadas pontes com a comunidade, nomeadamente a Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) e cuidadores e com a Medicina Geral e Familiar potenciando as boas práticas na população geriátrica.

    A nova unidade pretende uma aproximação do Hospital à comunidade, através do Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) e ERPI, com consulta descentralizada e consultoria às entidades de Saúde e Sociais locais.

    A ULS de Entre Douro e Vouga vai também dar formação aos familiares nos cuidados a ter com o doente.

    É constituída por uma equipa multidisciplinar diferenciada, coordenada por especialistas do Serviço de Medicina Interna, com formação e competência em geriatria, que proporcionará uma dinâmica de trabalho capaz de oferecer cuidados específicos e organizados ao doente idoso.

    Atendendo à multiplicidade de problemas e disfunções que este grupo de doentes apresenta, a colaboração com outras especialidades será de elevada importância, refere a Unidade que destaca a Medicina Física e Reabilitação, Cardiologia, Neurologia, Psiquiatria, Ortopedia, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social.

    “O doente idoso apresenta uma multiplicidade de problemas e patologias crónicas, necessitando de um acompanhamento contínuo, com vigilância em ambulatório com cuidados programados e orientados, que impeçam as descompensações e disfunções orgânicas conducentes ao internamento”, frisou a nota.

    Segundo a ULS, trata-se de um ambulatório “dinâmico e organizado”, que pretende dar uma consulta multidisciplinar de Geriatria, orientada para a observação e vigilância do doente geriátrico proveniente do internamento ou do ambulatório.

    “A formação de médicos, enfermeiros e familiares/cuidadores é um dos pilares para exponenciar os cuidados à população geriatrica”, reforçou a Unidade.

    A apresentação realizou-se esta sexta-feira, dia 24 de janeiro e contou com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

    Partilhar
    ULS Entre Douro e Vouga

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.