Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Vale de Cambra reconhece 131 entidades que aderiram ao projeto para reforçar reciclagem de vidro no setor HoReCa

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosMarço 23, 2025Updated:Março 23, 2025Sem comentários2 Mins Read

    O Município de Vale de Cambra reconheceu, esta quinta-feira, as 131 entidades que aderiram ao projeto “Vale de Cambra Recicla + Vidro”, para reforçar a reciclagem de vidro no setor HoReCa. 

    Cristina Maria Santos

    O projeto “Vale de Cambra Recicla+ Vidro” realizou 315 ações de sensibilização presencial e 28 ações digitais, distribuindo ainda 150 contentores específicos para a recolha seletiva de vidro junto dos estabelecimentos HoReCa.

    O Município integra o projeto que visa incentivar os estabelecimentos do setor HoReCa (hotéis, restaurantes, cafetarias e similares) a reforçarem a reciclagem de embalagens de vidro. A ação pretende contribuir para as metas nacionais de reaproveitamento deste material, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a sustentabilidade no concelho.

    A autarquia reconheceu ser esta uma oportunidade estratégica para melhorar a taxa de reciclagem e potenciar a correta gestão destes resíduos. Ao incentivar os proprietários e gestores dos estabelecimentos HoReCa a aderirem ao programa e ao distinguir as boas práticas destas entidades, o município pretende reforçar a cultura de separação e encaminhamento adequado do vidro utilizado no setor da restauração e hotelaria.

    Dos 131 estabelecimentos distinguidos esta quinta-feira na “cerimonia de reconhecimento”, encontram-se restaurantes, cafés, bares, associações, IPSS’s do concelho.

    Segundo dados divulgados pela Sociedade Ponto Verde, o setor HoReCa é responsável pelo maior volume de produção e consumo de embalagens de vidro em Portugal. A Sociedade ponto Verde adianta que, em média, um estabelecimento desta área gera cerca de duas toneladas de vidro por ano, um valor que mais do que duplica a quantidade produzida por outros setores de atividade.

    Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Vale de Cambra reforça o seu compromisso ambiental, incentivando práticas que promovem uma gestão mais eficiente dos resíduos e a adoção de hábitos sustentáveis no setor da hotelaria e restauração.

    Os estabelecimentos que aderirem ao projeto estão assim a contribuir diretamente para a redução do desperdício, para a preservação de recursos naturais e para um concelho mais sustentável.

    “O Município compromete-se a dar continuidade a este tipo de projetos, reforçando o papel de todos na construção de um concelho mais sustentável, onde cada cidadão e cada empresa contribuem ativamente para preservar o território para as gerações futuras”, sublinha a Autarquia. 

    Partilhar
    “Vale de Cambra Recicla+ Vidro" Câmara Municipal de Vale de Cambra

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.