Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Festa da Broa de Milho homenageia “essência” da aldeia de Paraduça

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosAbril 15, 2025Updated:Abril 15, 2025Sem comentários2 Mins Read

    Aconteceu de 12 a 13 de abril, aquela que é a Festa da Broa de Milho de Paraduça, na freguesia de Arões. A aldeia recebeu a 16.º edição do evento, que pretende promover a iguaria típica da região, mas também o vinho, petiscos, produtos locais, caminhos pedestres, Rota dos Moinhos e animação. A organização faz um balanço positivo e revela que evento homenageia, cada vez. mais, “essência” da aldeia. 

    Cristina Maria Santos 

    A iniciativa desenrolou-se, como habitualmente, no espaço envolvente à Casa da Broa, mas também na Eira da Cavadinha, local onde se encontra o forno comunitário, onde foi dinamizado o workshop “Do Grão ao Pão”. 

    Devido ao estado do tempo que se caracterizou por chuva intensa, não foi realizada a caminhada pelo Percurso Pedestre (PR6), pela Rota dos Moinhos e hortas da aldeia. Os participantes assistiram à tertúlia sobre “A Broa de Milho”, que decorreu Casa da Broa, com convidados que partilharam os seus conhecimentos sobre a iguaria. Já pela noite, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira de Queirã, de Vouzela animou os presentes. 

    No domingo, o dia começou com a abertura dos moinhos ao público, naquela que é uma iniciativa integrada na Rede Portuguesa de Moinhos – “Moinhos de Portas Abertas”. Ainda neste dia, os visitantes puderam apreciar como se faz a broa e prová-la, juntamente com o vinho e outros produtos locais. A animação e música também estiveram presentes, com a atuação do grupo de concertinas de Mangualde.

    A Associação para o Desenvolvimento Turístico e Promoção Cultural de Paraduça faz um balanço positivo da iniciativa e considera que evento homenageia, cada vez mais, a “essência” da aldeia de Paraduça, que contou com dezenas de visitantes e preparou de forma artesanal, centenas de broas. 

    Com a preparação da broa, a organização pretende também dinamizar a produção local de milho, uma vez que gastam o cereal que é semeado na aldeia e de produtores de lugares e freguesias vizinhas. 

    Presentes no evento, estiveram entidades públicas, como os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro e Miguel Paiva, o presidente da junta de freguesia de Arões, Arménio Lige, o coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho, o presidente da Associação para o Desenvolvimento Turístico e Promoção Cultural de Paraduça, Sérgio Ferreira, o associado e presidente da mesa da assembleia geral da Associação, Pedro Ferreira, entre vários outros. 

    Partilhar
    Festa da Broa de Milho de Paraduça

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.