Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Secretária de Estado da Igualdade elogia trabalho desenvolvido ao nível da saúde mental em Vale de Cambra

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosAbril 30, 2025Updated:Abril 30, 2025Sem comentários4 Mins Read

    A secretária de estado adjunta e da igualdade, Carla Rodrigues elogiou o trabalho desenvolvido pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de Cambra e, parceira com o Município de Vale de Cambra, no âmbito do projeto “Valoriza-te”, uma resposta social dirigida à população com experiência/vivência de problemas de saúde mental na sequência dos quais se encontram afastados da vida social e do mercado de trabalho. O tema foi apresentado nas jornadas de Saúde Mental, esta quarta-feira, no Centro Cultural de Macieira de Cambra.

    Cristina Maria Santos 

    Carla Rodrigues participou hoje nas segundas jornadas de Saúde Mental, que reuniu especialistas, artistas, ativistas e profissionais da área que partilharam a ideia de que a saúde mental é a base do bem-estar geral e que é preciso dar-lhe importância, reconhecer os problemas e saber como cuidar dela.

    A secretária de estado reconheceu o trabalho desenvolvido pelo projeto “Valoriza-te”, uma resposta social que foi criada no concelho fruto da parceria entre a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de Cambra e a Câmara Municipal de Vale de Cambra. 

    “O programa Valoriza-te é um impulsionador de novas vidas dos utentes, de inclusão social, profissional e é uma forma de promover a saúde mental, mas também a igualdade”, sublinhou. 

    A governante reconheceu ainda a importância de combater o estigma e promover a prevenção e o tratamento das doenças mentais e destacou ainda a importância de promover políticas públicas que visem a melhoria da saúde mental das pessoas e da sociedade em geral. 

    “Este trabalho desenvolvido pela Cruz Vermelha é um incentivo para a construção de soluções justas e eficazes”, frisou. 

    O projeto Valoriza-te foi aprovado no âmbito da Operação Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto e tem sido desenvolvido através da parceria entre o município e as instituições. 

    A iniciativa contou com a presença de parceiros neste projeto, como José Pinheiro, presidente da Câmara de Vale de Cambra, Fernando Mendonça, diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro e Miguel Paiva, diretor da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga.

    José Roque, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de Cambra iniciou a sessão de abertura lembrando que o programa “Valoriza-te já teve um impacto em cerca de 80 pessoas da comunidade de Vale de Cambra.

    Segundo o responsável, este é um projeto ao qual gostaria de ver ter continuidade, “sem se restringir ao ano de 2025”, afirmou.  Para tal, disse querer continuar a contar com os parceiros do projeto para garantir o sucesso da iniciativa a longo prazo.

    Para o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, o sucesso deste projeto deve-se também à “rede social notável” criada para o efeito, com parceiros sociais, nomeadamente as IPSS´s, centros de saúde, empresas e comunidade em geral.

    José Pinheiro aproveitou a presença da secretária de estado adjunta e da igualdade para lembrar que o governo deve dar continuidade ao financiamento a projetos como este, inserindo-os no orçamento de estado ou através de fundos comunitários, sob pena de se perder todo o trabalho desenvolvido até aqui.

    Recorde-se que o projeto “Valoriza-te” tem financiamento aprovado até 31 de dezembro de 2025, mas os parceiros gostariam, “pela sua importância e pertinência”, de vir a dar continuidade ao mesmo e, para isso, pretendem encontrar os parceiros necessários e criar mecanismos de autossustentabilidade da resposta.

    O diretor da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, salientou ali que é necessária a consciencialização para a necessidade de melhorar as medidas de promoção da saúde mental e salientou a importância da prevenção e intervenção nas perturbações mentais. Miguel Paiva lembrou o trabalho desenvolvido pelos serviços de Psiquiatria, Psiquiatria da Infância e Adolescência, Psicologia da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga.

    O diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, sublinhou a importância de criar formas e estratégias para lidar com os problemas da saúde mental. Fernando Mendonça dá o exemplo da estrutura que gere, com mais de 4000 trabalhadores, onde criaram a estratégia dos três “R’s”: resistir à pressão, relativizar os problemas e promover os relacionamento.

    Partilhar
    Câmara Municipal de Vale de Cambra Cruz Vermelha de Vale de Cambra Jornadas de Saúde Mental

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.