Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Macieira de Cambra discorda da localização proposta pela Autarquia para construção de Ecocentro. Município irá estudar alternativa viável

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosJunho 12, 2025Updated:Junho 12, 2025Sem comentários6 Mins Read

    A Assembleia de Freguesia de Macieira de Cambra rejeitou, no dia 29 de maio, a localização proposta para a construção de um Ecocentro, junto à Avenida Dr. António Fonseca, atuais instalações do estaleiro da Autarquia, cujo projeto foi candidatado pelo Município de Vale de Cambra a fundos comunitários. Os macieirenses concordam com a criação do equipamento no concelho, mas discordam quanto à sua localização. O Município considera que construção do primeiro equipamento do género no concelho faz todo o sentido naquele local e garante que não trará qualquer impacto visual ou ambiental.

    Cristina Maria Santos

    Esta proposta colide com as expectativas da junta de freguesia de Macieira de Cambra em vir, no futuro, a criar um espaço urbano na zona envolvente à Avenida Dr. António Fonseca, com vista a ser a principal via de acesso à freguesia e com potencial económico.  

    “Esta artéria representa a porta de entrada da freguesia e um local nobre com potencial estratégico para o desenvolvimento social e económico de Macieira de Cambra, vila de grande valor histórico”, explicou o presidente, Victor Tavares, ao Voz de Cambra.

    Durante o período aberto ao público, cerca de duas dezenas de pessoas intervieram para mostrar a sua indignação e rejeição ao projeto, submetido a candidatura pela Câmara Municipal de Vale de Cambra.

    A Assembleia de Freguesia teve apenas um ponto na ordem de trabalhos: análise da localização do futuro Ecocentro Municipal, junto à Avenida Dr. António Fonseca, nas atuais instalações do estaleiro da Autarquia.

    Desta resultaram duas propostas, apresentadas pela bancada do Partido Socialista e aprovadas por unanimidade. A primeira, o lançamento de um abaixo-assinado físico, aberto a toda a população, com o objetivo de recolher opiniões sobre o projeto e a segunda a aprovação de uma moção de oposição à localização prevista.

    “Não se trata de uma questão partidária, política e ou pessoal. Esta Junta é, aliás, completamente a favor do projeto do Ecocentro, mas discorda totalmente da localização proposta” pela Câmara de Vale de Cambra, sublinharam os membros da Assembleia.

    O vereador do Ambiente José Alexandre Pinho, participou nesta sessão de esclarecimento, onde defendeu a construção do primeiro equipamento do género no concelho, nas atuais instalações do estaleiro da Câmara, tendo em conta: o facto de ficar instalado numa propriedade do Município e ser complementar às atividades da Autarquia; as boas acessibilidades; por ser um local centralizado a nível do concelho; a facilidade na sua gestão, considerando a proximidade com os restantes serviços camarários; e a requalificação de um espaço degradado.

    Um outro aspecto que foi focado pela Autarquia como “mais valia”, foi o local ter um relevo natural do terreno, que minimiza as movimentações de terra necessárias para a criação das plataformas.

    “O objetivo passa também por aproveitar as características morfológicas do terreno, e ali se implantar o Ecocentro em duas cotas, com um desnível, de modo a facilitar a deposição de resíduos no interior dos contentores”, explicou também a equipa projetista, ao Voz de Cambra, numa reunião que juntou elementos do Município, responsáveis pelo projeto e a junta de freguesia de Macieira de Cambra.  

    Para além disso, segundo o vereador, haverá a preocupação de oferecer a quem entrar neste Ecocentro uma imagem positiva do local, visualizando, em primeiro lugar, os edifícios de apoio, ligados entre si por uma mesma cobertura, e não os contentores com os resíduos. A zona envolvente será ainda alvo de tratamento paisagístico, não tendo por isso qualquer impacto visual do equipamento.

    Este foi, de resto, um dos motivos que levou também alguns populares a fazerem um abaixo-assinado enviado à Câmara e Assembleia Municipal, que exige ao Município que “abandone” a sua pretensão de instalar um Ecocentro naquele que consideram ser “o coração de Macieira de Cambra”. 

    Reforçam ainda que a mesma “deve encontrar outro local mais adequado e onde os impactos visuais e ambientais possam ser mitigados com maior eficácia”.

    Em resposta, o Município explica que o Ecocentro “não é uma lixeira a céu aberto; não é um aterro; não é um local de circulação de viaturas de recolha de resíduos indiferenciados; não é um local de descargas sem regras; e ainda, que a freguesia de Macieira de Cambra não iria ficar prejudicada com a construção do equipamento. Muito pelo contrário, “daria um contributo real” para combater a deposição ilegal de resíduos de construção, “monstros” ou eletrodomésticos em áreas florestais e baldios.

    Não obstante a existência de “inúmeras vantagens” na atual localização do projeto, o Município de Vale de Cambra irá estudar uma localização alternativa, “desde que a mesma seja viável”.

    Ao Voz de Cambra, José Alexandre Pinho disse haver uma “significativa” deposição ilegal por todo o concelho, considerando ser esta uma preocupação.

    “É bastante frequente encontrarmos montureiras e lixeiras, onde são depositados resíduos de pequenas construções e demolições ou outro tipo de lixos, bem como abandono de resíduos junto aos contentores, uma prática que é considerada um crime ambiental”, alertou.

    Na sessão levada a cabo pela Assembleia de Freguesia de Macieira de Cambra, a Autarquia mostrou algumas imagens de deposições ilegais junto a contentores, como exemplo do que existe um pouco por todo o concelho.

    Para além de combater a deposição ilegal de resíduos e incentivar a recolha seletiva, o Ecocentro Municipal tem como objetivo incluir uma área para desenvolvimento de atividades e workshops de temática ambiental, promovendo também a economia circular, sublinhou ainda a equipa projetista.

    Segundo o presidente da Câmara, José Pinheiro, este será também um espaço destinado à sensibilização ambiental, acessível à população em geral e especialmente direcionado para a comunidade escolar.

    O projeto do Ecocentro tem como princípio orientador o aumento da recolha seletiva multimaterial, através da deposição ordenada dos resíduos valorizáveis num único local, com “uma forte aposta na área da educação e sensibilização ambiental”, sublinhou ainda o edil.

    Num investimento que ronda os 830 mil euros – financiado a 85% com o apoio de fundos comunitários – a ser aprovada a candidatura, o Ecocentro será construído com uma área útil disponível de 4500 metros quadrados, dotado de instalações de apoio e de equipamentos com capacidade para a recolha seletiva de materiais passíveis de valorização, tais como: resíduos verdes; pneus; monos; madeiras; embalagens metálicas; vidros planos; embalagens de plástico; papel/cartão; e encontra-se disponível 24 horas, para têxteis; brinquedos; óleos vegetais e minerais; pequenos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE); rolhas de cortiça; lâmpadas; pilhas e acumuladores; baterias; tones e tinteiros; e contentores de reserva. 

    Partilhar
    Ecocentro Municipal

    Veja também

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.