A partir de agora, a Academia de Música já pode implementar o Ensino Complementar de Música, que corresponde ao equivalente ao ensino secundário na área musical. Uma oferta educativa e cultural que pretende evitar a procura desta formação fora do Município.
Cristina Maria Santos
O ensino complementar dá sequência ao ensino básico de música e possibilita aos alunos aprofundar conhecimentos teóricos e práticos: desde disciplinas como História da Música, Análise Musical e Técnicas de Composição, entre outras.
Trata-se de uma etapa fundamental para quem deseja uma formação artística mais sólida e até servir de preparação para o ingresso no ensino superior nesta área.
O Ministério da Educação autorizou a Academia de Música de Vale de Cambra a implementar este nível de ensino, que corresponde ao equivalente ao ensino secundário na área musical.
Apesar da autorização, não se verificou a revisão do contrato de patrocínio para o presente ano letivo, situação que poderia comprometer o arranque desta nova fase de ensino em Vale de Cambra.
Com o objetivo de garantir a continuidade e o acesso dos jovens, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, atribuir um apoio financeiro à Academia de Música de Vale de Cambra, assumindo “o compromisso de que nenhum aluno será prejudicado nem forçado a procurar esta formação fora do Município”, refere da Autarquia.
Trata-se de um reforço da oferta educativa e cultural do Município, mas também “um investimento no futuro, permitindo que a música continue a ser uma forma de expressão, de identidade e de oportunidades para os jovens de Vale de Cambra”, frisou ainda o Município.
A Academia de Música encontra-se atualmente a lecionar no Centro de Artes de Espetáculos (CAE) de Vale de Cambra.
