Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual Sever do Vouga

    Sever do Vouga é o primeiro município da região de Aveiro a assumir competências na área da ação social

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosJunho 3, 2022Updated:Junho 3, 2022Sem comentários2 Mins Read

    “As pessoas passam a ter perto de casa respostas para as suas situações concretas”, sublinhou o presidente da Câmara de Sever do Vouga, aquando da adesão no Município à descentralização da ação social. 

    Amadeu Lobo considera que a transferência de competências nesta área vai beneficiar a população do concelho, sendo agora da responsabilidade do Município, o serviço de atendimento e de acompanhamento social, entre outros requisitos, que visam acompanhar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. 

    “Este atendimento social integrado irá funcionar, diariamente, na sede do concelho e, em paralelo, em todos as nossas freguesias, numa medida que consubstancia – como sempre defendemos – a valorização do concelho como um todo”, refere o autarca.

    Sever do Vouga é o primeiro concelho da região de Aveiro a avançar com o processo de descentralização nesta área, enquadrada numa medida preconizada pelo Governo. No país, são já 80 os concelhos que aderiram a este processo. 

    Pedro Amadeu Lobo já assinou protocolos de cooperação com quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s), no âmbito da descentralização de competências, numa sessão que contou com a presença do diretor do centro distrital de Aveiro do Instituto da Segurança Social, Fernando Mendonça. Foram estabelecidos acordos com a APCDI – Associação Pró-cidadão Deficiente Integrado, Centro Social Paroquial Maria da Glória, Fundação Bernardo Barbosa de Quadros e a Santa Casa da Misericórdia de Sever do Vouga.

    “Esta será também uma excelente oportunidade para dar corpo ao que já vamos fazendo do ponto de vista do trabalho de proximidade e parceria com as IPSS. Estas desempenham um papel essencial, designadamente junto da população desprotegida. O seu trabalho exemplar, no que se refere ao acompanhamento dos mais frágeis e vulneráveis, tem sido determinante nestes tempos de grande adversidade e, nesse sentido, importa enaltecer”, salientou.

    No universo das IPSS´s, o edil sublinhou ainda a importância do trabalho desenvolvido pelos seus colaboradores. 

    “No universo das IPSS sediadas em território concelhio, que garantem a atividade assistencial, a promoção da saúde e o bem-estar a centenas de severenses, não podemos esquecer os seus colaboradores, cuja ação deve merecer de todos nós um público reconhecimento”, acrescentou o presidente da Câmara. 

    sever do Vouga

    Veja também

    Alunos de Vale de Cambra já podem prosseguir estudos equivalentes ao ensino secundário na área musical

    Outubro 19, 2025

    André Martins da Silva (CDS-PP) é o novo presidente da Câmara de Vale de Cambra 

    Outubro 13, 2025

    Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra

    Outubro 10, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.