Reforço da estratégia de internacionalização dos Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar
Neste mês, a AECOA marc presença em dois dos mais importantes certames internacionais para indústria alimentar e das bebidas: a SIEMA Food Expo, realizada em Casablanca (Marrocos), de 09 a 11 de setembro, e a Drinktec, em Munique (Alemanha), ainda a decorrer até sexta-feira, dia 19. Nesta última, esta Associação Empresarial leva cinco PME da região, no âmbito do seu projeto de internacionalização ESIIA_International, cofinanciado por Compete 2030/Feder, através do organismo intermédio – AICEP.
SIEMA 2025 – Casablanca, Marrocos
A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) ocupou um pavilhão de 36 m² na SIEMA Food Expo 2025, certame internacional de referência dos Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar (ESIIA). Este ano, esta que é uma das maiores feiras para o setor no Norte de África reuniu mais de duas centenas de expositores e cerca de 15 mil visitantes profissionais.
A participação da AECOA teve como objetivo a prospeção e estudos de benchmarking do mercado marroquino, criando oportunidades de entrada e expansão para as PME portuguesas da fileira empresarial a montante e a jusante da Indústria alimentar. Durante os três dias, foram estabelecidos numerosos contactos e intercâmbios, que redundaram em excelentes novas perspetivas de negócio.
AECOA convida CCISMP para o seu espaço
No stand da AECOA esteve, também, representada a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Portugal em Marrocos (CCISPM), parceira institucional com quem esta Associação Empresarial portuguesa mantém uma relação estreita e regular, desde que, em 2019, firmou um Protocolo de Cooperação destinado a reforçar as trocas comerciais entre os dois países.
A AECOA fez-se representar em Casablanca pelo seu diretor executivo, António Pinto Moreira, coordenador do projeto ESIIA_International, e por Luís Fonseca, consultor para as Relações Internacionais.
A próxima edição da SIEMA está prevista para 2026, em data a definir, e representa uma oportunidade concreta para as PME portuguesas que pretendam investir na internacionalização para o Norte de África.
DRINKTEC 2025 – Munique, Alemanha
Poucos dias após esta ação em Marrocos, a AECOA seguiu para a Alemanha, desta vez na companhia de cinco PME portuguesas. Destino: DRINKTEC 2025, considerada a maior feira mundial da indústria de bebidas e alimentos líquidos. O evento decorre de 15 a 19 de setembro na Messe München, reunindo os principais players globais do setor.
Numa ilha de quatro espaços de 24 m2 cada, no Pavilhão C1, Portugal está muito bem representado por quatro das cinco empresas que integram esta ‘missão’ empresarial da AECOA: ÁGUINOX – Fabrico e Comércio de Produtos em Inox, Lda (stand 441); PINHO & TIMÓTEO – Fabricação e Comercialização de Equipamentos, Lda (stand 342); TECNOBENTO, Lda (stand 346); e Termoinox – Indústria Metalúrgica ASB, Lda (stand 447). No pavilhão seguinte (C2), encontra-se a INOXARÕES – Construções em Aço Inox, Lda (stand 510).
Além destas, outras empresas nacionais marcam presença no certame, como ABP Impex Lda, Pentaline Industrial Line Solutions e Perfinox SA (esta última como co-expositor da Krones AG).
A DRINKTEC é reconhecida pela sua abrangência temática e pela apresentação das mais recentes inovações tecnológicas nas áreas de produção, enchimento, embalagem, matérias-primas, logística e sustentabilidade. Constitui uma oportunidade única para benchmarking e acesso a mercados internacionais altamente competitivos para o aglomerado ESIIA.
A próxima edição desta reconhecida feira de Munique terá lugar de 11 a 15 de setembro de 2028. De acordo com a organização, “a mudança para este novo ciclo de três anos foi confirmada para alinhar a data do evento com a aceleração das inovações e ciclos de investimento na indústria de bebidas e alimentos líquidos, impulsionados por megatendências como a conectividade e a economia circular”.
Rasgar caminhos para a internacionalização
A presença da AECOA na SIEMA e na DRINKTEC, neste mês de setembro, evidencia uma estratégia clara de aposta na internacionalização, na inovação e na abertura de novos mercados para as PME portuguesas. Os resultados preliminares apontam para oportunidades de negócio reais e duradouras, confirmando a relevância do projeto ESIIA_International como instrumento de apoio à competitividade e à internacionalização do tecido empresarial da região e do país.
“Participar nestes dois certames internacionais em tão curto espaço de tempo reforça o nosso compromisso com as empresas oliveirenses e, de um modo geral, portuguesas da fileira ESIIA para a Indústria Alimentar. A prospeção em Marrocos na SIEMA e a presença em Munique na Drinktec permitem-nos abrir ciclos de relações negociais e comerciais, internacionalmente, bem como expor o quanto de excelência, ao nível da inovação e da competitividade, já se produz em Portugal. O nosso caminho vai nesse sentido, ou seja, pretendemos, nomeadamente com o nosso projeto ESIIA_International, traduzir a nossa ação e a dinâmica dos nossos empresários em oportunidades concretas”, refere António Pinto Moreira, diretor executivo da AECOA, que ainda se encontra em Munique a acompanhar as PME na DRINKTEC.
Importa salientar que, ainda no âmbito ESIIA_International (projeto n.º 18180 – Aviso MPR-2024-5 | SICE – Internacionalização das PME – Operações em Conjunto), a AECOA tem agendadas mais feiras internacionais, nomeadamente a Alimentaria Foodtech 2026 – Barcelona, Espanha; Siema Food Expo 2026, Marrocos; Foodtech 2026, Dinamarca; e Anuga FoodTec 2027, Colonia, Alemanha. Para mais informações/ inscrições contate a AECOA.
Este projeto conjunto da AECOA é financiado pelo ‘Portugal 2030’, no âmbito do COMPETE2030 – Programa Temático Inovação e Transição Digital, no montante de 685.899,16 euros, dos quais 375.438,92 euros são provenientes da União Europeia/ FEDER.



