O PS venceu estas eleições, com oito mandatos. A AD consegue sete mandatos. O Chega e o IL elegeram dois deputados cada e o BE e CDU conseguem eleger um deputado para o Parlamento Europeu. Os resultados oficiais do concelho de Vale de Cambra dão uma vitória clara à AD (40,20%), mais 10,61% do que o segundo partido mais votado o PS que atingiu 29,59% de votos no concelho.
Em Vale de Cambra, dos 19.855 inscritos, votaram 8.510 pessoas. A abstenção continua significativa (57,14%), ainda que menos 3,49% do que em 2019 (60,63%).
A terceira força política mais votada foi o Chega com 9,11% dos votos, seguida da Iniciativa Liberal que obteve 8,24%, sendo este último um dos partidos que mais viu aumentar o número de votantes no concelho, passando de 45 em 2019, para 701 em 2024.
O B.E, que obteve 3,23% (275 votos), perdeu metade dos votos relativamente a 2019 (550 votos).
A sexta força política mais votada foi o Livre, com 2,42% dos votos, seguido de ADN, que obteve 1,96% e a CDU com 1,01%.
A coligação PPD/PSD.CDS-PP.PPM ganhou em 6 das 7 freguesias do concelho de Vale de Cambra, exceto Macieira de Cambra, onde venceu o PS, à semelhança das últimas eleições europeias.
Em atualização…
- Em atualização…
PS com oito mandatos. AD com sete mandatos. Chega e IL com dois mandatos cada. BE e CDU conseguem eleger um.
Segundo os resultados oficiais, avançados pelo Ministério da Administração Interna, o PS venceu esta eleições, com oito mandatos. A AD consegue sete mandatos. O Chega e o IL elegeram dois deputados cada e o BE e CDU conseguem eleger um deputado para o Parlamento Europeu.
- PS: Marta Temido, Francisco Assis, Ana Catarina Mendes, Bruno Gonçalves, André Rodrigues, Carla Tavares, Isilda Gomes, Sérgio Gonçalves
- AD: Sebastião Bugalho, Paulo Cunha, Ana Miguel Pedro, Hélder Sousa e Silva, Lídia Pereira, Sérgio Humberto Silva, Paulo Nascimento Cabral
- Chega: António Tânger Corrêa, Tiago Moreira de Sá
- IL: João Cotrim de Figueiredo, Ana Vasconcelos Martins
- BE: Catarina Martins
- CDU: João Oliveira